Valença do Piauí, 23 de ago, 2024

Reunião em Valença apresenta as novidades do Plano Safra 2024/2025

Representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Valença, Inhuma, Santa Cruz dos Milagres, São Felix e Prata participaram nesta quinta-feira (22) em Valença de uma reunião para a divulgação do Plano Safra 2024/2025.

O evento teve a partricipação de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG) e do Banco do Nordeste.

O novo Plano Safra visa incentivar o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e para os produtores rurais que adotam práticas agrícolas mais sustentáveis. Cerca de 10 linhas de financiamento de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tiveram redução de taxas.

A projeção para o ano safra 2024/2025 é que sejam investidos mais de R$ 70 bilhões em todo o Brasil, sendo que R$ 1,08 bilhão serão direcionados para o Piauí.

O Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Benoni Rodrigues na oportunidade falou da importância do Banco do Nordeste como o maior financiador das microfinanças da região, através dos programas Crediamigo e Agroamigo maiores parceiros da Agricultura Familiar do Nordeste, assim como falou sobre o Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB que é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região. Benoni Rodrigues avaliou a reunião.

“O evento foi bom pela importância do tema e transmissão para os participantes e, sobretudo, porque agora os demais parceiros como os STR,s podem repassar estes conhecimentos para os empreendedores do setor rural e mais especificamente para os pronafianos” disse Benoni.

 

0 Comentário