Valença do Piauí, 12 de maio, 2025

Reunião em Valença discutiu as alternativas para acabar com lixões na região valenciana

O Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável Vale do Sambito promoveu nesta terça-feira (9), uma reunião articulada com a participação de representantes das secretarias municipais de meio ambiente das cidades de Novo Oriente, Ipiranga, Inhuma, Francinópolis, Elesbão Veloso, Prata do Piauí, Lagoa do Sítio, São Miguel da Baixa Grande, Barra D’Alcântara, Aroazes, Pimenteiras e Valença do Piauí.

O objetivo da reunião que contou com a presença de representantes da OAB Piaui, prefeito de Ipiranga Elvis Ramos, vereador de Novo oriente, José Nilton e do vice-prefeito de Lagoa do Sitio, Isauri Moura era discutir a efetivação do Programa Nacional Lixão Zero do Governo Federal como explicou Lidiane Veloso presidente do conselho.

“A discussão principal foi a questão das multas e a saída para o fim dos lixões, pois sabemos que desde 2010 existe a nível federal esta questão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas nada foi acatado, chegando ao ponto da SEMARH Piauí e o Ministério Público começarem a aplicar multas e processos administrativos” explicou Lidiane que falou do convite feito a Prefeitura de São Miguel da Baixa Grande que vive o inverso do problema. 

“Tivemos a experiência exitosa do Município de São Miguel da Baixa Grande com a presença do Secretário Municipal Everaldo, que explicou como se deu a questão da parceria com o aterro sanitário de Água Branca e os gastos com o deslocamento após a coleta dos resíduos sólidos. Agradecemos a Prefeita Conceição pelo nosso atendimento de trazer a experiência da gestão com relação a esta problemática em outros municípios” disse a presidente que falou sobre os encaminhamentos.

“Tiramos o encaminhamento para outra reunião com empresas que queiram de fato implantar aterro sanitário no Território Vale do Sambito” afirmou. O evento foi realizado no Campus do IFPI em Valença do Piauí.

0 Comentário