Valença do Piauí, 12 de fev, 2026

Saúde de Valença celebra Dia da Mulher com homenagens e reflexões

A Secretaria Municipal de Saúde celebrou o Dia Internacional da Mulher com um evento especial nesta terça-feira (11), destinado às funcionárias do quadro da Secretaria. A programação incluiu palestras inspiradoras, homenagens e momentos de troca entre as participantes, ressaltando o empoderamento feminino e a importância das mulheres no ambiente profissional e social.

Palestra “Mulheres que transformam ambientes

Com o tema “Mulheres que transformam ambientes”, a mentora de mulheres, Katarina Rufino, conduziu uma palestra voltada ao fortalecimento e otimismo das presentes. Katarina compartilhou suas experiências e técnicas, enfatizando a importância de celebrar as conquistas e reconhecer as lutas enfrentadas diariamente. “Foi muito bom, me senti extremamente honrada […] É um prazer enorme poder conhecer tantas mulheres incríveis”, afirmou ela.

Reflexões sobre o Dia da Mulher

A PM Yara Lopes também participou do evento e destacou a relevância de momentos como este. “O Dia da Mulher não deve ser lembrado apenas como um dia, mas com bastante frequência. Somos uma parte essencial tanto da população quanto dos serviços que são ofertados. A mulher tem que se auto prestigiar enquanto mulher”, pontuou.

Yara refletiu ainda sobre as desigualdades enfrentadas pelas mulheres, ressaltando que muitas vezes precisam trabalhar dobrado para alcançar reconhecimento. “Esse dia não deve ser apenas de comemoração, mas de relembrar cada uma das lutas. Todos os dias matamos leões para chegar onde estamos”, concluiu.

Exemplo de superação e reconhecimento

A professora aposentada Etevalda, reconhecida na comunidade valenciana como uma mulher de fibra, compartilhou sua história de luta e dedicação. Ela recordou suas contribuições profissionais e ver o sucesso de ex-alunas, como Fabíula e Yara. “Aos poucos, rompendo preconceitos, você adquire qualificações que o povo lhe dá como mulher corajosa e disposta”, disse.

Participação da Advogada Dra. Fabíula Batista

A advogada e coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Valença, Dra. Fabíula Batista, também marcou presença no evento e trouxe um relato impactante sobre preconceito enfrentado em seu trabalho. Durante sua fala, ela relembrou um caso em que, ao atender um cliente, foi subestimada por ser mulher. No entanto, ao demonstrar sua capacidade e competência, superou as expectativas e provou que o valor profissional não é definido pelo gênero.

Um evento organizado com propósito

A secretária de Saúde, Rafaela Sampaio, organizadora do evento, explicou que a iniciativa foi pensada para valorizar as mulheres que fazem parte da Secretaria e celebrar suas conquistas. “Deus tocou meu coração para que este momento acontecesse, valorizando nossas profissionais com palestras de mulheres extraordinárias […] que a gente possa ser mulher que acolhe, luta, vence e cuida umas das outras”, destacou Rafaela.

O evento cumpriu seu papel ao reunir mulheres para um momento de celebração e reconhecimento, promovendo um ambiente de aprendizado, troca e fortalecimento mútuo.

.

Por Fabiana Santos

0 Comentário