Secretaria de Saúde de Valença realiza tarde de atividades com Cuidadores assistido pelo Programa Melhor em Casa
A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira 25 de outubro, uma tarde de “Cuidados com Cuidadores”. Essas pessoas são responsáveis pelos cuidados diários de familiares que se encontram com a mobilidade restrita, temporária ou definitiva.
A ação foi realizada no Centro Social Urbano (CSU) e faz parte da programação de comemoração dos 6 anos de implantação do programa no município. A iniciativa do evento foi dos profissionais que compõem o Programa Melhor em Casa com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Além do acolhimento os cuidadores participaram de uma roda de conversa, onde puderam relatar suas dificuldades, anseios diante das situações enfrentadas no dia-a-dia. Os cuidadores também passaram por avaliação nutricional, aferição dos sinais vitais e receberam massagem relaxante, presentes e brinde oferecido pela Terapeuta Fran Martins.
A Coordenadora Municipal de Atenção Domiciliar, Carol Lima Verde, enfatizou a importância do trabalho que a equipe realiza os pacientes no âmbito domiciliar e a humanização do atendimento que tem sido a dinâmica de toda a administração municipal.
“É muito importante toda a equipe atuar conjuntamente e por isso abordamos os temas do dia a dia das pessoas durante nossas atividades. A presença dos profissionais no contexto domiciliar é muito importante no progresso da recuperação e reabilitação da saúde do paciente, quando segue as orientações da equipe técnica. Somente assim os cuidadores ficam capacitados no atendimento e nos cuidados aos que necessitam”, detalhou a coordenadora.
A Coordenadora completou, afirmando o carinho que envolve a atividade. “Passamos a estar presentes nas residências, quase que diariamente e passamos a fazer parte da rotina diária dessas pessoas. O cuidador é a referência da família para as equipes do Melhor em Casa e sua presença facilita novas formas de produção do cuidado e de interações com a equipe de saúde, ao mesmo tempo em que contribui para o aprimoramento da produção do cuidado, uma vez que também é portador de saberes. Sempre estamos aprendendo a trabalhar com o outro, que é o amor da vida de alguém: fomos escolhidos para essa missão”, completou o coordenadora.
Enfermeira Lara Ferreira, que também faz parte da equipe do programa Melhor em Casa, explica que o momento oferecido aos cuidadores é uma maneira de ouvi-los, oferecer mais conhecimento sobre o programa e de proporcionar um cuidado e lazer para aqueles que se dedicam a cuidar dos outros.
“Hoje a gente falou do autocuidado por conta da carga de trabalho deles que é pesada, um pouco complicada, nós também explicamos os critérios do programa para permanência, de elegibilidade, fizemos sorteios de presentes e dinâmicas para eles descontraírem e ter um pouco de lazer em meio as dificuldades que eles enfrentam no processo de cuidar dos pacientes”, frisou a enfermeira.
O Melhor em Casa realiza no município cerca de 360 atendimentos por mês pelo Serviço de Atenção Domiciliar. A equipe multiprofissional é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social. O programa funciona durante toda a semana (de segunda a sexta-feira) de 8 às 12h e 14 às 18h e aos finais de semana, em regime de plantão.
O Programa Melhor em Casa representa um grande avanço no fortalecimento da atenção domiciliar no âmbito do SUS. Em Valença é garantido pelo prefeito Marcelo Costa que juntamente com a Secretária de Saúde Katiane Costa, atendem às demandas proporcionando atendimento e insumos hospitalares de excelente qualidade.