Seminário de Formação Política e Mídias Sociais reúne lideranças do PT em Valença do Piauí
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores realizou, neste sábado (22), em Valença do Piauí, o Seminário de Formação Política e Mídias Sociais, reunindo militantes e lideranças dos 15 municípios do Território Vale do Sambito. O evento aconteceu no auditório do Ceti Maria Antonieta e contou com a presença do presidente estadual do PT, deputado Fábio Novo, da ex-governadora Regina Sousa, dos deputados Francisco Limma (estadual) e Merlong Solano (federal), além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças petistas da região.
A presidenta do diretório municipal do PT em Valença, Chiquinha do PT, destacou que o seminário reforça a preparação da militância para os próximos desafios, incluindo as eleições de 2026 e o fortalecimento do partido nos municípios.
“Nos preparando para 2026 essa militância não só pela questão da eleição mais a questão de fortalecer os municípios nós precisamos desse partido fortalecido com a juventude mulheres homens negros brancos é isso que nós queremos fazer e a nossa gestão é pra isso vamos tirar uma coordenação regional para articular porque esse encontro ele tem um objetivo que é a formação política e mídias sociais”, afirmou.
A ex-governadora Regina Sousa enfatizou a necessidade de atualizar o cadastro interno do PT para melhorar a comunicação entre o partido e seus filiados.
“O PT cresceu muito nessa época do Lula a gente filiou muita gente então é hora de fazer um recadastramento e esse recadastramento que está no site do partido no Piauí é o melhor que tem inclusive a nível nacional está sendo copiado então entrar no site no Piauí fazer o cadastro pra saber quantos somos mesmo a gente tem três milhões de filiados no Brasil mais ai não aparece na hora da votação porque a gente não se comunica com ele e a gente quer se comunicar as pessoas do partido.”
O deputado estadual e presidente do PT no Piauí, Fábio Novo, destacou o propósito da formação com a participação de lideranças de 15 municípios.
“Hoje aqui estamos reunindo 15 municípios da Confederação Valenciana a onde o PT chega para fazer a formação política mostramos o que é o partido o que tem feito que conquista já fez e conquistou como políticas públicas para o nosso estado mostramos as conquistas do PT para o Piauí nesses últimos 20 anos estradas que chegou para todos os municípios escolas chegando de tempo integral e com bastante qualidade e outros pontos que são abordados em relação aos desafios do partido”, afirmou.
Ele também comentou sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Havia uma tentativa de fuga e a polícia federal se antecipou descobriu e obviamente fez a prisão eu não defendo que ele vá para um presídio comum até porque pela idade e pela questão de saúde não terá como cumprir num regime fechado numa cadeia comum”, disse.
O deputado estadual Francisco Limma elogiou o seminário e também comentou o assunto que ganhou força entre os participantes que foi a prisão do ex-presidente.
“Ninguém pode atentar contra a democracia atentar contra os direitos humanos atentar contra a vida atentar contra o patrimônio público e ficar impune então a Justiça de fato toma as rédeas” destacou o parlamentar.
O deputado federal Merlong Solano ressaltou a importância de fortalecer a bancada federal do PT para garantir governabilidade.
“Esse é o grave problema do Brasil esse jogo muito forte de marcação do congresso nacional tentando controlar o país isso se dá em razão de que a base de sustentação solida do presidente Lula é muito pequena nós do PT somos apenas 68 parlamentares… isso estabelece uma dificuldade no sentido de transformações mais profundas”, afirmou.
Ele também comentou o embasamento jurídico da prisão de Bolsonaro:
“Acontece que ele praticou crimes à luz do dia, ele tinha tanta certeza que ficaria impune, tinha tanta certeza que conseguiria estabelecer uma nova ditadura militar no Brasil, que ele dava as entrevistas a céu aberto, fazia as reuniões e gravava, deixava as gravações no telefone, as anotações nas agendas. Tudo isso está consolidado no processo. Não é só a delação premiada do Mauro Cid, não. A delação foi confirmada por provas materiais”,
Um dos palestrantes do seminário, o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, destacou a troca de experiências e o fortalecimento regional proporcionado pelo encontro.
“Esse encontro é sempre importante acontecer para o fortalecimento do partido para o fortalecimento também da nossa região e nós como gestor da cidade de Ipiranga do Piauí somos palestrante aqui para mostrar o nosso modo de governar o modo petista de governar fortalecer as políticas públicas a nível de território o nosso Partido dos Trabalhadores tem sempre essa preocupação de fazer essa formação com seus filiados” afirmou.
.