Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Sinte Valença celebra união da categoria com festa, homenagem e entrega de van 0 km aos filiados

A noite deste sábado (15) foi marcada por celebração, reconhecimento e importantes conquistas para os sócios do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte), regional de Valença do Piauí. O encontro reuniu educadores para comemorar o Dia do Professor, o Dia do Servidor Público, dar posse à diretoria e, principalmente, festejar a entrega da van 0km, adquirida para atender os filiados em viagens a Teresina e outros destinos.

A nova van, avaliada em cerca de R$ 340 mil, representa o cumprimento de uma promessa de campanha da atual gestão e soma-se a outras importantes conquistas, como a sede própria considerada uma das mais estruturadas do Piauí. A noite também incluiu homenagem ao professor Eulino Pereira da Silva, um dos fundadores do Sinte Valença.

O presidente reeleito, Alexsandro Meneses, comemorou a chegada do novo veículo, destacando organização, esforço coletivo e a confiança da categoria.

“É com muita alegria, muita satisfação que a gente, organizadamente, consegue entregar essa primeira proposta de campanha, que a gente já vinha trabalhando, se articulando desde o final do ano passado para a aquisição desse veículo, num porte de 340 mil reais, com muita luta, muito trabalho”, comemorou.

Reeleito com expressiva maioria de 333 votos, Alexsandro reforçou que a nova gestão continuará atuando com ainda mais energia.

“A gente vai continuar trabalhando cada vez mais e esse vai ser mais especial por acreditar, olha, 333 votos de maioria, é muito voto, é a confiança que a categoria está depositando na gente, então a gente tem mais gás, mais força, mais energia para trabalhar”, afirmou.

O momento também foi de emoção com a homenagem póstuma ao professor Eulino Pereira da Silva. Seu filho, Marcos Eugenio, agradeceu em nome da família.

“Nós recebemos essa grande homenagem pelo Sinte de Valença com bastante gratidão. Era uma pessoa muito íntegra, responsável, fez seu legado aqui na cidade de Valença e por onde passou. Ele não está mais entre nós, mas o legado fica, o ensinamento fica, ficou, fica registrado na mente de cada um, em cada pessoa que conviveu com ele”, afirmou.

A presidenta estadual do Sinte Piauí, professora Paulinha Almeida, participou da celebração e destacou a importância da nova aquisição e da valorização da categoria.

“Valorizar não é só a questão financeira, mas também premiar os trabalhadores de entregar nesse momento festivo uma van para a classe trabalhadora da microrregião de Valença, isso é muito importante”, afirmou.

Ela também parabenizou a reeleição da diretoria e agradeceu o apoio recebido para a eleição estadual.

“Se a categoria apoiou a reeleição do professor Alexandre é porque ele tem se mostrado compromissado com a categoria, no sentido de não só fazer a luta pela valorização, mas também, naquele momento em que é possível conquistar algum bem. Com certeza, eles têm provado isso. É uma diretoria que tem se comportado muito bem, mostrando compromisso e unidade, e esse foi o resultado do sucesso. Ele foi eleito e, certamente, também levaram a vitória para a professora Paulina Almeida, a quem eu agradeço” disse.

A secretária de finanças, Dorismar Meneses, destacou o impacto direto da nova van para os servidores, especialmente aposentados.

“A felicidade é tão grande que nem está cabendo no peito porque hoje, com a aquisição de uma van, nós poderemos estar transportando a Teresina os nossos filiados, os aposentados que já ganham menos e têm mais necessidade de médico, de exames”, explicou.

Sobre a homenagem ao professor Eulino, Dorismar lembrou sua importância histórica:

“O professor Eulino foi o primeiro, porque ele é um dos fundadores do Sinte é isso que a gente quer, estar lembrando das pessoas que fizeram parte desse grande sindicato.”

Ela finalizou com uma mensagem de fé e agradecimento.

“Eu costumo dizer sempre, todos os dias, em tudo que eu vou iniciar, Deus é força, Deus é poder, e com essa força iremos sempre vencer. Então, a Deus em primeiro lugar; à nossa inteligência, à cabeça de saber lidar com pouco dinheiro; e agradecer à diretoria e à classe como um todo. Só tenho a agradecer”, concluiu.

.

0 Comentário