Valença do Piauí abre o Carnaval 2026 com Corso marcado por inovação e grande participação popular
Valença do Piauí deu início neste sábado (14) ao Carnaval 2026 com a realização do tradicional Corso. Neste ano, o evento contou com a novidade do trio elétrico, que arrastou os blocos pelo corredor da folia até o terminal rodoviário. Mesmo com a chuva, a população compareceu em grande número à avenida para acompanhar a passagem dos carros alegóricos e dos foliões fantasiados.
O secretário municipal de Cultura, Leilivan Martins, avaliou positivamente a abertura da festa. “No carnaval de Valença o termômetro é o Corso, e nós esse ano inovamos, juntamos o Corso que já é tradição, juntamente com a arrastão dos blocos, e foi isso, com chuva, que foi bênção de Deus, chuva a tarde toda, a noite chovendo, mas a população entendeu que o carnaval de rua, que é tradição, que Valença do Piauí não deixa a desejar, e foi isso, muitos carros alegóricos, muitas pessoas vestidas de fantasias destaque, muita alegria, o blocos somaram, participaram”, afirmou.
O gestor da pasta também destacou o envolvimento popular e a emoção em conduzir a programação cultural do município. “Só gratidão a Deus, primeiramente por estar aqui, por estar à frente dessa pasta que é enorme, gigante, essa Secretaria de Cultura, e ao povo que compareceu, que acreditaram no nosso trabalho. Então, assim, é um misto de alegria, e nós só estamos na primeira noite, o carnaval de Valença, terra feliz, promete”, falou.
Leilivan ressaltou ainda que cancelar o carnaval não era uma opção, por se tratar de uma manifestação tradicional e importante para a economia local. “É uma festa tradicional, cultural, histórica e que, acima de tudo, gera renda, gera emprego, a economia sobe, então nós dizemos, não tem como cancelar, vamos seguir, e Valença está sendo contemplada com um dos melhores carnavais”, destacou.
Segundo o secretário, a programação contempla diferentes públicos e espaços do município.
“Valença tem a melhor programação, porque é um carnaval para todo mundo e para todos os gostos, nós temos um tradicional matinal para as crianças, que é amanhã, nós temos um Corso, que nós já realizamos, nós temos um baile popular que é destinado aos jovens, às pessoas que gostam de curtir, nós temos o carnaval das massinhas tradicional, que as pessoas da terceira idade, mais voltado pra família, nós temos os pontos turísticos, Balneário Santa Rosa, Mesa de Pedra, Cachoeira da Fazenda Velha, então é a melhor programação do Piauí”, afirmou.
Ele também reforçou o convite para os próximos dias de festa. “Nós temos mais três dias e quero dizer que a Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, em nome do Prefeito Marcelo Costa, a Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com as demais secretarias que se juntam na organização do carnaval, não vamos decepcionar. Então, você que está aí nos ouvindo, nos assistindo, vem pro carnaval, é só gratidão”.
Parceira do município na realização do Corso, a promotora de eventos e carnavalesca Bertolina Dantas também comentou sobre a abertura da festa. “Essa primeira noite de carnaval com o Corso, foi uma noite fantástica, maravilhosa, que na verdade eu até agora não consegui descrever essa multidão que foi o curso de 2026”, disse.
Ela relatou a surpresa com a adesão do público mesmo com a chuva. “O corso, ele é uma caixinha de surpresa, quando começou a chover, eu fiquei preocupada, meu Deus, as pessoas não vão descer para concentração, e quando eu cheguei eu vi a concentração no Caatinguinha, e eu vi aquela multidão, porque lá realmente ficaram todos os foliões, com os paredões ligados, e você viu, deu pra perceber que o Corso esse ano foi um dos maiores que nós já tivemos, e a tendência é crescer”, contou.
A promotora de eventos destacou ainda a premiação e o clima de tranquilidade do evento. “Esse ano a nossa premiação é de 10 mil, e no próximo ano com fé em Deus, nós vamos estender mais essa premiação pra conseguir trazer mais foliões para o nosso Carnaval Valenciano, que é um Carnaval calmo, tranquilo, onde as pessoas brincam a noite inteira, e não temos violência”, frisou.
Por fim, Bertolina agradeceu aos envolvidos na organização. “A gente tem que primeiro agradecer a Deus por nos dar uma noite tranquila, maravilhosa, por ter tido um Corso perfeito, top, tenho que agradecer também ao nosso prefeito Marcelo Costa, ao nosso secretário de Cultura, Leilivan Martins, a nossa secretária de Comunicação, Mauricélia Sousa, a nossa secretária de Saúde, a Rafaela Sampaio, ao nosso coronel-tenente Francisco Assis e ao nosso secretário de Obras, Antônio Leal, porque se não fosse por eles não teria Corso”, externou.