Valença do Piauí, 05 de fev, 2026

Valença encerra mês de combate à exploração sexual de crianças com palestra educativa

O município de Valença do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (22) uma palestra de encerramento das atividades realizadas durante todo o mês de maio que alerta sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no auditório do colégio Santo Antônio e contou com a presença das entidades de combate, bem como do público estudantil e profissionais da educação.

A ação faz parte da campanha “Maio Laranja”, que busca conscientizar a população sobre os riscos e sinais de abuso e exploração, promovendo uma rede de proteção a crianças e adolescentes. A psicóloga Isis Carvalho foi responsável por conduzir a palestra, reforçando a importância da atuação contínua da sociedade.

 “A nossa campanha é exatamente para conscientizar a sociedade civil, da importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O nosso trabalho é de janeiro a janeiro, mas temos o mês de maio exatamente para sensibilizar dessa exploração e desse abuso”, explicou.

A psicóloga destacou as diversas ações realizadas durante o mês. “Através de palestras, de panfletagens e de outras formas, nós vamos até a sociedade para levantar informações e assim auxiliar no combate, porque hoje nós sabemos que existem casos de subnotificação e é exatamente esses casos que nós precisamos combater”, frisou.

Isis Carvalho também alertou para uma vigilância constante no que envolve crianças e adolescentes. “É sempre importante vigiar o ciclo de amizade, o local em que essas crianças e adolescentes frequentam, de que maneira estão utilizando as redes sociais, quais livros, quais literaturas essa criança está tendo acesso, de que maneira são os vínculos familiares, já que acontecem tanto dentro de casa quanto fora de casa, então é sempre vigiar as nossas crianças e os nossos adolescentes, independente da faixa etária, independente de fatores econômicos”, alertou.

A secretária municipal de Assistência Social, Ariana Rosa, também destacou a gravidade do problema e a necessidade de uma atuação constante, especialmente dentro do ambiente familiar, onde a maior parte dos casos é registrada

 “Hoje o maior número de casos, infelizmente, vem do seio familiar. Então, assim, é um caso alarmante ainda, a maioria dos casos subnotificados acontece dentro do seio familiar”, disse a secretária que mencionou o trabalho feito durante todo mês nas escolas com o auxílio das diversos órgãos de combate.

“Trabalhamos durante todo mês com atividades nas escolas, toda a equipe do CREAS, do Conselho de Tutelar, CMDCA, estavam nas escolas com palestras, com atividades. Então, hoje, que nem você bem frisou, hoje foi só um encerramento, mas foi trabalhado durante todo mês em todas as escolas de Valença”, destacou.

As ações desenvolvidas em maio reforçam o compromisso das autoridades locais com a proteção da infância e juventude, e demonstram a necessidade de um esforço coletivo da sociedade na identificação, denúncia e prevenção da violência sexual contra menores.

.

0 Comentário