Valença realiza Escuta Pública da Lei Aldir Blanc 2 com ampla participação dos fazedores de cultura
A Secretaria Municipal de Cultura de Valença do Piauí realizou nesta sexta-feira (11) a Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, contou com expressiva participação dos fazedores de cultura do município, fortalecendo o diálogo e a construção coletiva de políticas culturais.
A ex-secretária de Cultura do Estado e atual diretora administrativa e financeira da Secult, Ingrid Persi, foi responsável por ministrar a palestra informativa durante a escuta pública.
“É um momento muito especial pra mim, justamente por estar voltando aqui na minha terra, trazendo, partilhando informações importantes que podem ajudar outras pessoas, então a gente está muito feliz aqui hoje, fazendo a escuta pública da política nacional Aldir Blanc, com público recorde, realmente não só a nível de Valença, mas a nível de Piauí, é muito difícil a gente ver esse público tão grande como o que tivemos aqui”, destacou Ingrid.
A palestrante ainda ressaltou a importância da participação ativa dos presentes. “A classe foi muito bem participativa, eu acho que de fato a gente atingiu o objetivo da escuta, que a escuta é justamente nós ouvirmos os anseios dos fazedores de cultura, tirarmos as dúvidas, trazermos de fato a identidade de cada fazedor de cultura para dentro do processo, o balanço geral é positivo.”
Ingrid Persi aproveitou para agradecer: “Aproveitar para agradecer a gestão, o prefeito Marcelo Costa, nosso secretário de Cultura Leilivan, e principalmente a presença de todos os fazedores de cultura que estiveram conosco hoje.”
O secretário municipal de Cultura, Leilivan Martins, também destacou a relevância do momento.
“Um momento ímpar, um momento importante para a cultura de Valença através dessa escuta pública onde a gente tratou sobre a política nacional Aldir Blanc de fomento aos nossos fazedores de cultura, então balanço completo, muita participação, muitos fazedores de cultura de todos os segmentos. Todo mundo discutiu, dialogou, deu ideias, pontos de vista pra que a gente possa montar um edital transparente, seguro, para que todos os fazedores possam se inscrever e ter a chance desses editais de premiação de fomento, e ter a chance de ser contemplado, então um balanço muito positivo.”
A escuta pública marca mais um passo importante no fortalecimento das políticas culturais de Valença, promovendo inclusão, escuta ativa e compromisso com a valorização dos artistas locais.
.Por Fabiana Santos