VII Feira Literária de Francinópolis homenageia o cartunista e escritor Jota A
A cidade de Francinópolis se prepara para viver mais uma grande celebração da cultura e da literatura. A VII Feira Literária de Francinópolis (Flif) terá como homenageado o cartunista e escritor piauiense Jota A, referência no cenário artístico e literário do estado. A confirmação do nome foi feita nesta terça-feira (27) pela secretária de educação Eliane Morais nas redes sociais.
O evento, que já se consolidou como uma das principais atividades culturais do município, traz em 2025 uma edição especial: o Ano Jota A. A proposta é celebrar a trajetória, a obra e toda a contribuição do autor para a cultura e a literatura do Piauí.
Além de valorizar o legado de Jota A, a Flif reforça seu papel como espaço de promoção do conhecimento, da leitura e da reflexão. A gestão municipal destaca que a feira é também uma ferramenta de transformação social, ao incentivar o contato com a literatura e fortalecer a identidade cultural local.
A programação completa da VII Feira Literária de Francinópolis promete uma série de atividades que envolvem oficinas, palestras, rodas de conversa, lançamentos de livros e apresentações culturais, todas inspiradas na vida e na obra do homenageado. O cartunista agradeceu o convite.
“A Secretária de Educação de Francinópolis me comunicou que serei o homenageado na VII Feira Literária. Fiquei muito feliz pela honraria e em saber que os alunos da cidade irão conhecer e estudar o meu trabalho. Muito obrigado a todos os envolvidos na FLIF” afirmou.
JOTA A
Jota A é cartunista, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Criador do Salão Medplan de Humor, trabalha como cartunista no Jornal O Dia desde 1988. É um dos chargistas mais premiados em salões de humor, com cerca de 160 prêmios em salões de humor no Brasil, Turquia e Portugal. Colaborou ainda com os jornais carioca O Pasquim21, Jornal do Brasil e os piauienses Correio Corisco e A Voz de Teresina, além das revistas Presença, Revestrés e Cadernos de Teresina.
Participou do projeto MSP+50, Maurício de Sousa por mais 50 artistas. Atualmente é editor do Curumim. Colabora com charges para o Greenpeace Brasil. Participa do programa Feito em Casa, da TV Cidade verde (SBT), com o Garatujas do Jota A. Lançou em 1997 o livro de cartuns Humor Todo o Dia, em 2005 Cara e Coroa e em 2012 Traço e Riso. É sócio da Fundação Nacional de Humor e ministra palestras e cursos de desenho de humor em escolas e faculdades. É membro do NUGRAPPI-Núcleo de gravura e pesquisa do Piauí e vice-presidente da UAPPI – União dos artistas plásticos do Piauí. Participa do canal de vídeo no Youtube chamado P.Q.P.: Papo, quadrinhos e participações. Faz animação 2D!

Fonte: terrasienagaleria