Valença do Piauí, 26 de maio, 2024

2ª Feira da Agricultura Familiar Estudantil foi realizada pela escola João Calado em Valença

A Escola Municipal Professor João Calado de Valença do Piauí, realizou nesta sexta-feira (06), a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar Estudantil. O objetivo é estimular a comercialização dos produtos agrícolas produzidos no município com foco nos familiares e amigos da escola.

De acordo com o Censo Agrícola do IBGE, a agricultura familiar é a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, com uma produção diversificada de grãos, proteínas animal e vegetal, frutas, verduras e legumes.

A feira realizada no poliesportivo da escola no bairro Cohab foi um sucesso de vendas e público, atingindo sua finalidade assim afirmou a diretora Da Guia. “Essa feira aqui quer mostrar que todas as pessoas da agricultura familiar merecem ter um espaço pra eles darem saída aos seus produtos”, disse a diretora ressaltando que a grande parte dos produtos nos expositores são de pessoas ligadas a escola. Ela também destacou a participação dos alunos.

“A ideia com os alunos é despertar o empreendedorismo, eles confeccionaram alguns produtos algumas artes, fizeram mudas, pulseiras e estão vendendo aqui e o dinheiro será dividido em partes iguais, mais o objetivo dessa venda é dizer para eles que nem um ser humano pode gastar tudo que ganha e sim guardar um pouco”, frisou.

Devaldo Nunes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais destacou a iniciativa do colégio e as novidades encontradas na feira.

“Acabei de comprar um sabão produzido pelos próprios alunos e isso nos traz uma alegria de ver que o colégio está incentivando a questão da produção agrícola e a produção de produtos alternativos”, se alegrou o vereador.

A secretária de Educação, Edna Quaresma, parabenizou a iniciativa. “A escola organizou com grande sucesso essa feira, valorizando os produtos da agricultura familiar, hoje eles estão aqui apresentando e comercializando seus produtos e isso é importante para cada produtor e também para a escola que mostra esse diferencial. A feira é um grande sucesso e deve servir de exemplo”, elogiou Edna Quaresma.

A Feira recebeu a visita de alunos de outras escolas e autoridades como a vereadora Edilsa do Vale, secretária do trabalho e emprego Patrícia Nunes, secretária de agricultura Regina Mateus, entre outras.  

0 Comentário