Portal V1

585 mil piauienses devem ser vacinados contra gripe

03/05/2015

gripeA partir desta segunda-feira (4), os postos de saúde iniciam a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A ação disponibilizará 732,5 mil doses ao Estado do Piauí e terá como meta a vacinação de mais de 585,9 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário por ter risco para complicações pela doença.

Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica. A vacina protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Compartilhe

Deixe seu comentário