Portal V1

83 mil piauienses farão a prova do Enem no sábado.

05/11/2010
83 mil piauienses farão a prova do Enem

83 mil piauienses farão a prova do Enem

Cerca de 83 mil piauienses enfrentarão neste final de semana a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o objetivo de conseguirem acesso nas universidades e faculdades, os estudantes poderão fazer provas em 31 municípios do interior do Estado e na Capital. Os horários das provas no Piauí obedecem ao Horário Brasileiro de Verão.
Neste ano, o Piauí apresenta uma novidade: a Secretaria Estadual de Educação usará a nota do Enem como uma prova de certificação, em substituição ao Exame de Suplência. No total, 8.700 candidatos se inscreveram e poderão usar a nota de corte para conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para a Secretária Estadual de Educação, Maria Xavier, o Enem “é mais uma oportunidade para o estudante piauiense ingressar no ensino superior. Além disso, o nível das questões do exame possibilita ao participante um conhecimento mais amplo da realidade”, disse.

Da totalidade, 50% das vagas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) serão preenchidas utilizando a nota do Enem.

No sábado (6), os candidatos farão provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo (7), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

Devido ao horário brasileiro de verão, as provas no Piauí terão inicio às 12h. Os candidatos devem estar nos locais de prova com uma hora de antecedência. “Enfatizamos que é importante a chegada dos participantes cedo nos locais de prova para evitar confusões”, analisa a chefe da pasta da Educação.
No Piauí, os municípios em que haverá a prova são: Altos, Amarante, Barras, Batalha, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Corrente, Esperantina, Floriano, Inhuma, Jose de Freitas, Luís Correa, Luzilândia, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, União, Uruçuí e Valença do Piauí.

Recomendações
Nos dias de prova os candidatos devem levar ao local de prova um documento de identificação com foto e caneta esferográfica na cor preta. Maria Xavier, destaca ainda que o Enem terá prova de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) e que os candidatos devem marcar no gabarito no campo determinado a língua escolhida no momento da inscrição.

O candidato que não recebeu em casa o cartão confirmando o local da prova deve visitar o sitio do Inep: http://www.enem.inep.gov.br/ .

Compartilhe

Deixe seu comentário