Lojas Maçônicas do Piauí realizam posse conjunta de Veneráveis Mestres em Picos
Na noite desta quarta-feira (25), o templo da Loja Maçônica Segredo Força e União Picoense nº 1.571, em Picos, foi palco de uma prestigiada Sessão Magna Conjunta de Instalação e Posse. O evento marcou a posse dos novos Veneráveis Mestres das lojas Segredo Força e União Picoense nº 1.571, Márcio Antônio da Silva; Arte Real Picoense nº 4.491, Claudinei Borges Leal; além da reassunção de Robertino Bertino de Freitas como Venerável Mestre da Loja Maçônica Irmão José Bertino nº 4.580, de Valença do Piauí.
A solenidade foi presidida pelo irmão Francisco Antônio, acompanhado pelos irmãos Kim Rafael (1º Vigilante), Iata Anderson (2º Vigilante), Valdenor Nogueira (Secretário), João Holanda (Orador), Dário Brandão (Mestre de Cerimônia) e Antônio Francisco (Cobridor Interno).
O ato festivo contou com a presença de diversos irmãos de lojas filiadas ao Grande Oriente do Brasil, bem como representantes da Grande Loja Maçônica do Piauí, evidenciando o prestígio e a união da maçonaria piauiense.
Em conversa com o Portal V1, o presidente da comissão que é valenciano Francisco Antônio, destacou o caráter atemporal da instituição.
“A maçonaria é milenar, como nós sabemos, mas é super atual porque ela está sempre se renovando para o bem da humanidade”, lembrou o valenciano que foi iniciado em abril 1996.
Após concluir seu mandato de dois anos à frente da ARLS Segredo Força e União Picoense, o agora eleito Orador Geovane Júnior fez um balanço positivo da experiência.
“O fardo é pesado, não é fácil, são dois anos de dedicação exclusiva à loja. Trabalhar com a loja Segredo, que é a mais longeva, mais velha da nossa região, com 72 anos de idade e um quadro de mais de 60 integrantes, é trabalhoso, mas é muito gratificante. O aprendizado é gigantesco. Se pudesse, faria tudo novamente”, pontuou o ex-venerável. Após a sessão uma confraternização foi realizada no Restaurante O Gaudêncio.
.