Francinópolis realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef com ampla participação da sociedade
Gestores municipais, igreja e entidades da sociedade civil organizada participaram neste sábado (8), na Unidade Escolar Antônio Xavier, do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, um importante momento de construção coletiva voltado para o fortalecimento das políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes do município.
O fórum teve a participação do prefeito Dr. Antônio Luiz, da primeira-dama e secretária de Assistência Social Socorro Bandeira, do articulador do Selo Unicef Renato de Sousa, da presidenta do CMDCA e secretária de Administração e Obras Regiane Morais, do padre Raimundo Nonato, do Dr. Gilson Araújo, auditor de controle externo do TCE-PI e membro do Comitê Gestor do Pacto, Eliane Morais secretária de educação, entre outras autoridades.
O articulador do Selo Unicef Renato de Sousa destacou a importância do momento.
“Estamos iniciando hoje o primeiro fórum comunitário do Selo Unicef, um momento muito importante que a gente reúne as pessoas que representam os órgãos públicos, sociedade civil organizada, credo religioso, nossos adolescentes, pra juntos elaborarmos propostas para o plano de ação pelos direitos e proteção de crianças e adolescentes para os próximos quatro anos. Plano muito importante onde vamos ter as ações que vão garantir a promoção dos direitos de crianças e adolescentes do nosso município.”
A presidenta do CMDCA Regiane Morais também reforçou o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas:
“Discutir as ações, discutir políticas públicas para a criança e adolescente já virou uma rotina pra gente e estamos cumprindo as etapas que o Selo Unicef solicita que os municípios realizem. E aqui vamos discutir, ouvir, vai programar ações até o ano de 2027, realizar, e quando chegar em 2028 estarmos atendendo o que o selo exige que os municípios façam. E quando eu falo que pedem e exigem não é uma questão de obrigação, é uma questão de você melhorar as ações que você já tem, colocar aquelas ações que você já realiza no dia a dia em prática, em discussão, pra que isso seja desenvolvido com melhor desenvoltura por todos os setores.”
O auditor de controle externo do TCE-PI e membro do Comitê Gestor do Pacto, Dr. Gilson Araújo, destacou a importância da responsabilidade individual e coletiva.
“Cada um de nós precisamos entender qual a nossa responsabilidade, seja como pessoa, como cidadão, como profissional, como cristão pra quem for de religião. Enfim, a gente precisa entender onde a gente está inserido nesse processo de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Quando a gente consegue encontrar esse caminho, a gente entende a nossa responsabilidade e a gente consegue impactar as pessoas que estão ao nosso redor”.
O prefeito Dr. Antônio Luiz reafirmou o compromisso da gestão com as políticas públicas voltadas à infância e à juventude.
“É com satisfação e um sentimento de responsabilidade que iniciamos nosso fórum comunitário do Selo Unicef. Este é um momento de reflexão e união, pois aqui construímos juntos caminhos que promovem o desenvolvimento pleno de nossas futuras gerações e por isso me coloco à disposição para tornar ideias e propostas em ações concretas.”
Francinópolis já foi certificada duas vezes com o Selo Unicef e agora busca sua terceira certificação, reafirmando o compromisso da gestão municipal, das escolas, das igrejas e da sociedade civil em garantir que cada criança e adolescente tenha acesso a políticas públicas de qualidade, oportunidades e um futuro com mais dignidade e esperança.