Valença do Piauí, 07 de dez, 2025

Novo reitor da Uespi Paulo Henrique coloca reabertura do campus de Valença entre as prioridades

O novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Paulo Henrique Pinheiro, afirmou que uma de suas prioridades na gestão será solucionar a carência de docentes efetivos e substitutos em toda a instituição. Ele adiantou que buscará diálogo com o Governo do Estado para viabilizar novo concurso público e processo seletivo para contratação de professores.

“No nosso próprio plano de gestão está prevista a articulação com o Governo do Estado para autorizar um concurso para professores efetivos e um seletivo para substitutos. Temos defasagens em várias disciplinas e assumimos o compromisso de, até o fim de 2026, zerar o problema de disciplinas sem professor”, afirmou.

Sobre as cobranças dos docentes aprovados no concurso de 2023, o reitor destacou que manterá diálogo contínuo com o governador Rafael Fonteles para assegurar a convocação dos classificados.

“A gente vai sim manter diálogos com o governador porque há necessidade do chamamento desses professores”, ressaltou.

Reativação do campus de Valença será pauta prioritária

Paulo Henrique reforçou que um dos compromissos de sua administração é garantir que a Uespi mantenha presença ativa em todas as regiões do estado. Nesse contexto, ele anunciou que pretende reativar os campi de Valença do Piauí e Paulistana, ambos desativados nos últimos anos.

“A nossa chapa defende que a Uespi é tão importante que precisa estar presente nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. O campus de Valença, no território do Vale do Sambito, foi desativado, e nós pretendemos realizar estudos e dialogar com o governo sobre a reabertura desse importante campus. O mesmo vale para Paulistana, no Vale do Itaim”, explicou.

A reativação de Valença representa uma expectativa antiga da comunidade estudantil e da região, que sempre contou com a presença da Uespi como impulsionadora de formação acadêmica e desenvolvimento local.

0 Comentário