Câmara de Novo Oriente aprova requerimento pela reativação presencial do Polo da UESPI de Valença
A Câmara Municipal de Novo Oriente do Piauí aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (12), o requerimento do vereador Marcos Antônio Pereira, o “Toi Velho”, presidente da casa, que solicita à Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação a reativação, em formato presencial, do Polo da UESPI no município de Valença do Piauí.
O Requerimento nº 001/2025, destaca a importância de ampliar a oferta de cursos de graduação presenciais na unidade, incluindo áreas além das licenciaturas, visando atender à demanda educacional de toda a região do Vale do Sambito.
O projeto de reativação do Polo da UESPI de Valença é de iniciativa das vereadoras Edilsa do Vale e Elen Costa de Valença do Piauí, que estiveram presentes na sessão em Novo Oriente e vêm articulando o apoio político regional para fortalecer o movimento reativação da UESPI Valença no modo presencial.
Durante a sessão, o presidente Toi Velho ressaltou a dificuldade enfrentada por estudantes da cidade que precisam percorrer 280 km diariamente até Picos para cursar o ensino superior.
“Isso aqui é muito importante. Eu acredito que vai ser aprovado aqui hoje. Em Valença já passou, e acredito que as cidades vizinhas também vão aprovar” afirmou o presidente que se colocou à disposição quando da ida da comitiva a Teresina. “Com esses requerimentos aprovados, com a comitiva bem grande, eu acredito que o governador vai olhar esse requerimento e vai investir nessa área da educação, que é muito importante.”
A vereadora Edilsa reforçou o papel da universidade na formação de profissionais da região. “Fiz questão de estar aqui hoje, porque fiz esse compromisso, pela importância deste movimento, a importância desta luta, de estar aqui buscando apoio para a reabertura da UESPI de Valença do Piauí nos cursos presenciais.”
Ela destacou ainda que a mobilização será ampla, envolvendo os poderes legislativos e executivos das 15 cidades do Vale do Sambito.
“Eu estive com a vereadora Elen há pouco tempo em Teresina, conversamos com o reitor Professor Evandro \[…] Nós começamos pela Câmara de Valença do Piauí, mas nós somos 15 cidades. Essa é a única região que infelizmente não tem universidade presencial” frisou.
A vereadora contou que o movimento está iniciando pelas câmaras: “Nós estamos fazendo este movimento, começando pelas câmaras, para que os vereadores da cidade busquem o poder executivo, assim como nós estamos fazendo em Valença. \[…] Queremos uma luta, que quando a gente formalizar todas as cidades através de documentos oficiais das câmaras com requerimento, a gente procure de cada câmara o máximo de vereadores para a gente marcar uma audiência com o governador”, finalizou Edilsa que agradeceu aos colegas de Novo Oriente e a atenção dada pelo presidente Toi Velho ao movimento.
A reativação do Polo representa um investimento direto no desenvolvimento educacional, social e econômico da região, facilitando o acesso ao ensino superior público e de qualidade para centenas de jovens e adultos que hoje enfrentam grandes obstáculos para se qualificar profissionalmente.