Valença do Piauí, 10 de jan, 2026

Diácono Rogério assume a diaconia de Passagem Franca nesta terça-feira em solenidade de posse

O diácono Rogério Carvalho, natural de Valença do Piauí, será empossado nesta terça-feira (06) na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Passagem Franca. A Diaconia Territorial é uma Área Pastoral dirigida por um diácono, a Diaconia conta com a assistência de um presbítero, função que será exercida pelo padre Raimundo Nonato, pároco da cidade de Barro Duro.

A celebração de posse deve contar com a presença de fiéis, familiares, amigos e representantes da Igreja vindos de Valença e de outras localidades. Segundo o diácono, a comunidade de origem estará bem representada no momento solene.

“Com uma boa representação aqui de valença da Paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição, muitos agentes de pastorais, meus amigos, meus familiares e alguns padres e diáconos que também se farão presentes nesta celebração. Então, a partir de amanhã, dia 6, eu terei essa nova designação na cidade de Passagem Franca”, disse.

Antes mesmo da posse canônica, o diácono já teve contato com a nova comunidade, participando de encontros e reuniões pastorais, o que, segundo ele, contribuiu para fortalecer a expectativa em relação à nova missão.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis, já estive, depois que eu fui nomeado, ainda não empossado canonicamente, já tive a oportunidade de estar em Passagem França por três vezes, já fiz uma reunião com o Conselho e fui muito bem acolhido, é uma comunidade pequena, como eu disse, é uma diaconia, uma diaconia é uma área pastoral coordenada pelo Diácono. Então eu vou nessa expectativa de cumprir a minha missão, o qual nesse momento a igreja me pediu, me fez essa solicitação para servir um pouco mais distante de Valença e aí eu dei o meu sim”, explicou.

Com 11 anos de Ministério Diaconal, Rogério Carvalho construiu sua trajetória pastoral principalmente em Valença do Piauí, onde atuou nas paróquias de Nossa Senhora do Ó e Conceição e de São Francisco. Agora, ele destaca que a experiência acumulada o prepara para o novo desafio em um território pastoral com características diferentes.

“Nesta expectativa de continuar servindo a igreja, agora em outro território diferente de Valença, porque basicamente eu tenho 11 anos de Ministério Diaconal, embora eu tenha servido em outras paróquias, colaborado com outras paróquias, mas basicamente eu servi na paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição e na paróquia de São Francisco, dia 6, então assim, uma sensação diferente, mas que para mim não me traz exatamente surpresas, porque como eu já conheço a igreja, as estruturas da igreja, então eu tenho uma noção do que é servir, por exemplo, uma paróquia grande, como a paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição, uma um pouco menor que a paróquia de São Francisco, dia 6, e uma diaconia territorial, como é a de Passagem França”, destacou.

Mesmo com a mudança, o diácono seguirá residindo em Valença durante a semana, conciliando suas atividades profissionais com a nova missão pastoral, que será desempenhada principalmente nos finais de semana em Passagem Franca.

“Lá eu estarei para servir o lema da minha ordenação: ‘eu estou no meio de vós como aquele que serve’, então eu vou para servir e é uma sensação de saudade porque de qualquer forma hoje embora eu continue residindo em Valença durante a semana, continuarei desempenhando as minhas funções profissionais no Sétima Maria Antonieta e me deslocarei para a Passagem França somente nos finais de semana, mas hoje eu sei que o foco meu não será mais os trabalhos pastorais aqui em Valença e sim em Passagem França”, relatou.

A posse do diácono Rogério Carvalho marca um novo momento para a Diaconia Territorial de Passagem Franca, que passa a contar com sua experiência pastoral acumulada ao longo de mais de uma década de ministério. Com o apoio do padre Raimundo Nonato e o acolhimento da comunidade local, o diácono inicia a nova missão reafirmando o compromisso de servir à Igreja, levando adiante o lema de sua ordenação e fortalecendo a vida pastoral no novo território.

1 Comentário

JOSÉ DE ARIMATEAS DA SILVA LIMA

Parabenizo o meu amigo Rogério por essa nova jornada de trabalho junto ao povo de Passagem Franca. Que Deus te permita adoçar todos os corações dessa terra com o Evangelho de Jesus Cristo. Um grande Abraço.

06 jan, 2026 Responder