Valença do Piauí, 02 de out, 2026

Picoense Agrimar Rodrigues é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí

O desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) durante sessão por videoconferência na manhã desta quinta-feira (1º). Ele substitui o desembargador Aderson Nogueira. Agrimar Rodrigues terá mandado de dois anos. 

Agrimar Rodrigues de Araújo é natural de Picos, ingressou no TJ em 20 de abril de 2023 pela vaga da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ele é graduado em Direito e foi advogado militante por mais de 30 anos. Especialista em Direito Processual, foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e também ocupou o cargo de presidente da Subseção de Picos e Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí.

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) elegem nesta quinta-feira (1º) o novo presidente da mais alta corte do judiciário piauiense. Os magistrados escolhem também o vice-presidente e corregedor, cargo de fiscalização dos juízes.  

Em chapa consenso, a corte acordou lançar o nome do desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo como novo presidente. A sessão por videoconferência acontece hoje, a partir das 10h. Agrimar Rodrigues vai substituir o atual presidente do Tribunal Aderson Nogueira. 

Veja chapa:

Presidente

Agrimar Rodrigues de Araújo

Vice-Presidente

Dioclécio Sousa da Silva

Corregedor-Geral da Justiça:

Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias

Aderson Antonio Brito Nogueira

Corregedor do Foro Extrajudicial

João Gabriel Furtado Baptista

Diretor(a)-Geral da Escola Judiciária

Lucicleide Pereira Belo

Vice-Diretor da Escola Judiciária

Manoel de Sousa Dourado

Na eleição 21 desembargadores têm direito ao voto, menos do desembargador José James, que está afastado do cargo. 

O novo presidente tem mandado de dois anos. 

Na escolha do novo Corregedor uma peculiaridade. Se a desembargadora Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias não conseguir 11 votos, o desembargador Aderson Nogueira será o corregedor. 

Maria de Fátima ingressou com pedido de providências no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para impedir que o desembargador  Aderson concorresse. O CNJ decidiu que ele só concorre se Maria de Fátima  não for eleita.

0 Comentário