Valença do Piauí, 19 de out, 2021

Adeus a Firmino Filho: cortejo e velório marcados por comoção e homenagens

Após 4horas de cortejo, o corpo do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, chegou ao cemitério Recanto da Saudade, na BR-343.  

O cortejo foi encerrado após percorrer por mais de 25 bairros e avenidas da cidade. Uma missa de corpo presente ocorreu em meio a grande emoção. O padre Francisco Borges se emocionou e chorou ao falar sobre o ex-prefeito. Às 17h será o sepultamento.

Firmino será sepultado em jazido ao lado do mãe, dona Lindalva, e do pai Firmino da Silveira. 

Durante a missa, Lucy Soares e a filha Cristina apoiavam uma a outra, bastante abaladas. A filha chorou em vários momentos e ao encerrar a missa ela se encostou no caixão, inconsolável. 

O corpo de Firmino Filho foi recebido com aplausos. O governador Wellington Dias (PT), que estava viajando para Brasília, suspendeu agenda e chegou agora há pouco ao cemitério. 

A banda 16 de Agosto e integrantes da Orquestra Sinfônica tocaram em homenagem ao ex-prefeito. A viúva Lucy Soares e os filhos  de Firmino – Bárbara, Bruno e Cristina – acompanham a primeira missa. A celebração foi marcada por muita emoção. 

Atualizada às 12h10

Um dos momentos mais emocionantes do cortejo de despedida do ex-prefeito Firmino Filho foi quando o carro do Corpo de Bombeiros chegou ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura. 

A viúva de Firmino Filho, a deputada estadual, Lucy Soares, acompanhou o cortejo e desceu do carro muito abalada e falou para os presentes quando o carro chegou no Palácio da Cidade. Ela disse que vai continuar o legado político de Firmino. “Muito lindo a homenagem, mas não vai trazê-lo de volta. Vamos continuar com seu legado”.  

Abalada, ela cumprimentou as pessoas que estavam em frente a prefeitura. Populares fizeram homenagens com aplausos, soltando balões e com frases de carinho em cartazes.

O prefeito Dr. Pessoa e duas funcionárias, as mais antigas do Palácio da Cidades, entregaram coroas de flores. 

Marilda Figueiredo, que tem 28 anos que trabalha no Palácio da Cidade, participou das homenagens. Ela entregou uma das coroas de flores para o cortejo.

Para Marilda Figueiredo, Firmino Filho será lembrado como um homem humano. 

“Só lembranças boas. Só tenho a agradecer a Deus a oportunidade de ter trabalhado com ele. Agradeço o tempo que vivi ao lado dele. Ele era excelente para nós. Os funcionários tinham uma boa relação com ele. Ele era muito humano. Sabia trabalhar com o povo. Ele amava o povão. Não tenho palavras. Era excelente. Ele era religioso e temível a Deus. Gostava muito de orações.  Sempre presente nas missas”, afirmou.

Outra servidora que trabalhou 16 anos com Firmino, Francisca Maria dos Santos, auxiliar de serviços gerais, também prestou homenagem ao prefeito.

“Eu não sei nem o que dizer. Foram 16 anos de convivência. Uma pessoa especial. Ajudava a todos. A tristeza e muito grande. Nesse momento só queremos agradecer a ele por tudo”, afirmou.

O senador Ciro Nogueira e a deputada federal Iracema Portela também acompanham o corteja. Bastante emocionado, Ciro Nogueira não quis gravar entrevista.  

O deputado Júlio Arcoverde, vereadores do PSDB e de partidos aliados também estiveram na prefeitura acompanhando o cortejo. 

“Aqui sabemos diferenciar o que é a disputa política do ser humano. Como homem e cidadão não posso deixar de ficar emocionado. Fui vereador junto com Firmino. Tivemos embates políticos, mas nunca pessoais”, afirmou o prefeito Dr. Pessoa.

O secretário de Saúde, Gilberto Albuquerque, também está na prefeitura.  Ele lembra o trabalho com Firmino e descreve o ex-prefejto como admirável.

“Trabalhamos juntos por muito tempo. Com certeza é uma pessoa admirável. No ano passado cuidou das ações da covid-19. Esse ano estamos com essa batalha e ficaram ensinamentos dosados anteriores. Quando assumi meu primeiro concurso, ele assumiu a prefeitura. Até janeiro convivi com ele. Foram muitos anos” , destacou.

Fonte: cidadeverde

0 Comentário