Valença do Piauí, 20 de out, 2021

Agentes de saúde de Valença denunciam falta de pagamento do Pmaq

Agentes de Saúde

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Valença estiveram na redação do Portal V1 nesta quinta-feira, 26 de novembro, para informar das dificuldades que a classe vem enfrentando para receber o benefício pecuniário do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica, conhecido como Pmaq.

O Programa foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2011, com o intuito de incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos, dando ênfase à atenção básica.

De acordo com as agentes de saúde, o recurso entrou na conta da saúde no início de novembro, mas ainda não foi repassado para os servidores. “Não são apenas os agentes de saúde que não receberam esse dinheiro”, disse a ACS, Marleci Gomes.

Elas relatam que foram três vezes nessa semana na Secretaria de Saúde, mas não encontraram a secretária de saúde Mirhara Caetano e ninguém soube informar o nome da pessoa responsável pelo Pmaq. Elas também foram na prefeitura nesta quinta e também não conseguiram as informações.

As agentes também reclamam que a prefeitura de Valença não está repassando aos bancos o dinheiro descontado dos empréstimos consignados. Com isso, elas estão com o nome sujo e impedidas de contrair novos empréstimos porque a prefeitura desconta dos salários e não está repassando para os bancos. “Esse problema não é de agora, é desde o início dessa gestão, que por sinal foi a única que sempre atrasou”, afirmou Marleci Gomes.

Outro lado

A reportagem não conseguiu contato com a secretária de saúde, Mirhara Caetano, e o espaço continua aberto.

0 Comentário