Valença do Piauí, 17 de out, 2021

Amostra aponta que Valença atingiu 57,70% de isolamento social nesta sexta

Valença do Piaui

De acordo com a empresa Startup Inloco, que foi contratada pelo governo do Piauí para fazer o monitoramento por meio de geolocalização das pessoas durante a Sexta-feira Santa, a cidade de Valença registou 57,70% de isolamento social.

A OMS estabeleceu uma meta de 73% como forma de evitar a propagação em massa do coronavírus. Pelos números as cidades de Lagoinha do Piauí e Juazeiro do Piauí atingiram uma taxa de isolamento social que chega de 78%.

Também registraram taxas acima da média estabelecida as cidades de São Lourenço do Piauí, com 75,80%, seguida de Jatobá do Piauí (74,60%), Sebastião Leal (73,70%), Tamboril do Piauí (73,60%), Capitão Gervásio Oliveira ( 73,60%)  e Caxingó (73,50%).

No fim da fila, contrariando as orientações para que a população fique em casa durante a validade das medidas restritivas do governo, aparecem São Gonçalo do Gurgueia com apenas 38% e Jacobina do Piauí com 39,5%.

Nenhum dos estados brasileiros bateu a meta de 73% no percentual de isolamento no país nesta sexta-feira. Quem mais se aproximou da marca foi o Piauí, que registrou uma taxa de 61,70%. Em seguida aparece o Rio Grande do Sul (61,19%) e Distrito Federal (60,84%), Amapá (60,66%) e Goiás (60,63%).

Segundo o major Gustavo Campelo, que coordena os estudos por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), a startup Inloco tem mais de 60 milhões de localizações anônimas de aparelhos smartphones e no Piauí são 498 mil smartphones. O monitoramento leva em conta o local em que o aparelho fica no mesmo ambiente de 22h às 7 da manhã.

“Presume-se que este é o tempo que a pessoa fica em casa e caso haja deslocamento acima de 450 metros, a pessoa está em movimentação, saiu da área residencial”, explica, enfatizando que é respeitada a privacidade da pessoa.

O sistema permite saber se a pessoa está fora de sua casa, caso ela se afaste por mais de 450 metros. “A plataforma identifica quem está fora do raio de 450 metros do ponto de residência. Essas informações são trabalhadas em nível estratégico e quando evoluir para a detecção de aglomerações serão também utilizadas em nível operacional”, disse major Gustavo, afirmando que o Piauí trabalha com esta plataforma e diariamente é emitido um ranking da porcentagem de isolamento social em cada município do estado. Acesse aqui o ranking das cidades

Colaboração: cidadeverde

0 Comentário