Valença do Piauí, 04 de dez, 2021

Após denúncia de espionagem, governo cobra instalação de data centers do Google no Brasil

Em reunião ontem com o Presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, cobrou da companhia a instalação de data centers da maior ferramenta de buscas no país. A iniciativa do governo veio após as denúncias de espionagem dos Estados Unidos contra empresas e pessoas do Brasil.data_center_google

O ministro disse que, depois das denúncias do ex-agente da CIA Edward Snowden, “a situação ficou constrangedora” e que isso precisa ser resolvido no “campo diplomático”, mas vai afetar empresas do setor. Bernardo disse que Coelho negou a entrega de dados em massa ao governo dos Estados Unidos. O Presidente do Google Brasil ainda teria dito que a instalação não é feita por causa da infraestrutura da rede do país, e não por falta de recursos.

A existência de um data center aqui facilitaria o acesso da Justiça brasileira aos dados da companhia. De acordo com o ministro, atualmente o Google argumenta que não atende aos pedidos do gênero porque o servidor fica no exterior.

Será marcada uma audiência entre os ministros, o embaixador norte-americano no Brasil e representantes de grandes empresas da internet para discutir as denúncias de espionagem. As informações são da Reuters.

0 Comentário