Portal V1

Após polêmica festejo em Lagoa do Sitio volta para o dia 1º de novembro

21/10/2015
Festejo centenário de São Francisco da Pedra na Serra do Mucambo

Festejo centenário de São Francisco da Pedra na Serra do Mucambo

O Festejo centenário de São Francisco da Pedra na Serra do Mucambo em Lagoa do Sitio será realizado no domingo dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Esse ano o padre Antônio Carlos decidiu por retornar a comemoração para o dia 1º de novembro restabelecendo uma tradição de mais de 100 anos de historia.

Em 2011, o então padre Valdeci Silva decidiu de forma particular sem discutir com a comunidade mudar a comemoração para o segundo domingo de novembro. A decisão arbitraria do padre revoltou a comunidade católica que foi pega de surpresa com o anuncio que quebrava uma tradição centenária e dividia o festejo em duas datas, tendo em vista que boa parte continuou a frequentar o local no dia 1º de novembro.

Esse ano com a saída do padre Valdeci Silva, a comemoração retorna a sua data original e a expectativa é de que o festejo siga seu curso e toda a comunidade retorne a participar do festejo que já conta com uma boa infraestrutura com capela e outros atrativos.

Na gestão do prefeito Zé Simão, a prefeitura conseguiu através de uma emenda do senador João Vicente Claudino construir a estrada que facilitou e muito o acesso à localidade. Outra ação da gestão a época foi apresentar o local a deputados e outra autoridade para tentar inseriu o local no roteiro turístico estadual.

As celebrações desse ano acontecerão em dois momentos como informou a Drª Vera Gabriel uma das responsáveis pela organização do festejo. “Teremos uma novena no dia 31 de outubro, às 19h e a missa comunitária no dia 1º de novembro começando às 09h da manha” informou. Veja fotos de coberturas do portalv1 no festejo, onde muitos fiéis vão agradecer as bênçãos recebidas.

.

Compartilhe

Deixe seu comentário