Audiência Pública apresenta prestação de contas da Saúde em Valença do Piauí
Nesta segunda-feira (10), aconteceu a Audiência Pública de Prestação de Contas do Exercício de 2024 da Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí. O evento reuniu vereadores, a secretária de Saúde e sua equipe, membros do Conselho Municipal de Saúde e a comunidade local.
Durante a audiência, foi apresentado o Relatório Anual de Gestão (RAG), documento essencial para o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O RAG detalha o desempenho das iniciativas previstas no Plano Nacional de Saúde, permitindo análise e revisão pela gestão federal e pelo Conselho Nacional de Saúde.
O assessor técnico de contabilidade, Felipe Feitosa, explicou: “A gente trouxe aqui, nessa audiência pública, os valores que foram previstos em orçamento para o ano 2024 ser executado, o que foi arrecadado e executado na Secretaria Municipal de Saúde. E a gente apresentou aqui todos os programas e aplicações desses valores, desses recursos, as despesas onde foram aplicadas, e de onde vieram os recursos, que foram recursos oriundos dos poderes federais e estaduais, e também do repasse da prefeitura”. Ele ressaltou ainda que o município superou a meta mínima de repasse de 15%, atingindo 15,18%.
Já a secretária de Saúde, Rafaella Sampaio, apresentou os resultados do trabalho desenvolvido e destacou os avanços nos atendimentos. “Apresentamos o relatório anual de gestão do ano de 2024 e a prestação de contas do terceiro quadrimestre também de 2024, as ações que foram realizadas, gastos que foram realizados”. Ela enfatizou que todos os serviços estão em funcionamento, com especialistas atendendo e programas inovadores como o Piauí Saúde Digital e o Tela Nordeste.
A secretária também destacou o sucesso do programa “Melhor em Casa”, que tem sido elogiado pela população, especialmente pelos pacientes acamados, e ressaltou melhorias nos serviços do SAMU, incluindo a aprovação inicial para a aquisição de uma Unidade de UTI Móvel. “Estamos na espera e expectativa para que dê certo e evolua a saúde dentro dos programas que a gente tem existente, procurando melhorar cada vez mais”, concluiu Rafaella.
A audiência reforçou o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a transparência e a busca constante por avanços na qualidade dos serviços oferecidos à população.