Valença do Piauí, 27 de jan, 2021

Autoridades são indagadas na rua sobre cargos estaduais.

Margarete Coelho, Wilson Martins, Rubens Alencar e Marcelo Castro

O jornalista Pedro Alcântara, um dos mais conceituados do estado relacionou em sua coluna no portal 180graus no sábado, 30 de outubro (um dia antes da eleição) uma lista com os nomes dos prováveis secretários estaduais, tanto do governador Wilson Martins, quanto do ex-prefeito Silvio Mendes. A pressa do jornalista reflete uma cultura muito utilizada antes e depois de cada processo eleitoral.

Em Valença, assim como em quase todas as cidades brasileiras há uma corrida silenciosa, mais não menos agitada das lideranças pelos cargos estaduais, que termina nas portas dos deputados que por sua vez estão também no aguardo do chamado governamental para delinear os critérios adotados para a escolha e indicação dos cargos nas cidades e nas secretarias estaduais.

Enquanto o sinal verde não é dado às lideranças são diariamente abordadas em suas casas, comércios e repartições por pessoas querendo cargos ou a manutenção dos existentes por mais quatro anos. Nesta quarta-feira (10), o presidente do PMDB, Rubens Alencar foi indagado ao chegar à sua empresa por uma pessoa que queria manter um parente no hospital regional, surpreso com o pedido, o empresário afirmou que não poderia resolver o problema porque não há nada definido sobre quem comandará a saúde no estado e muito menos em Valença.

A pessoa, no entanto afirmou que tinha ouvido no hospital que o secretário estadual de saúde será o deputado Marcelo Castro, apoiado pelo empresário em Valença. Surpreso com a notícia, Rubens Alencar afirmou que caso o deputado seja o escolhido, quem ganhará será o Piauí que terá à frente da saúde um homem competente como o deputado Marcelo Castro. Ele atribuiu ainda esses “comentários” a pessoas que tentam desvirtuar suas responsabilidades e tentam passar para as pessoas uma imagem de perseguição de seus opositores, quando na realidade eles é quem são os lobos.

Disse também, que o que espera da nova gestão do governador Wilson Martins são projetos de infra-estrutura e de saneamento básico para Valença e que nesse quesito os deputados Marcelo Castro, Júlio Cezar, Marllos Sampaio, Hugo Napoleão, Ciro Nogueira, Wellington Dias, Margarete Coelho, Wilson Brandão, Helio Isaías são atores principais.

Ele afirmou que foi convidado a ir a Teresina para discutir a inclusão de Valença nas emendas parlamentares do próximo ano e que espera que as outras lideranças também estejam preocupadas com isso.

Sobre os cargos e perseguições ele afirmou que a oposição terá sua participação e que será discutido quando o governador achar melhor e mais oportuno. Disse ainda que os cargos serão entregues a pessoas que comungam do sentimento de ousar trazer coisas novas e melhorias verdadeiras a população valenciana e não como estamos vendo pessoas aliadas sendo transferidas de suas funções para matadouros da vida porque se recusaram a continuar alimentando um sistema administrativo altamente corrosivo. Confira agora a lista do jornalista Pedro Alcântara feita um dia antes do pleito eleitoral e que não inclui o deputado Marcelo Castro na saúde.

GESTÃO WILSON
Se for Wilson Martins, alguns nomes dados como certos na sua equipe são.
Fazenda – Elcio Martins
Administração – Tadeu Maia
Educação – Átila Lira
Secretaria de Governo – José Luiz Martins Maia.
Gabinete civil – Luiz Paes Landim
Segurança – Robert Rios
Trabalho e Emprego – Ismar Marques
Infraestrutura – Indicação do PT
Turismo – Indicação do PDT
Saúde – Lilian Martins (além de advogada é também Enfermeira)
Assuntos estratégicos – Feneleon Rocha
Desenvolvimento Rural – Rubens Martins
Desenvolvimento Econômico – indicação do PMDB
Justiça – Henrique Rebelo, deputado do PT.
Comunicação – Larissa Maia.
Ação social – Flora Izabel
Detran – cota pessoal do governador
Agespisa – cota pessoal do governador.

GESTÃO SÍLVIO
Se o eleito for Silvio Mendes, os nomes para algumas pastas podem ser.
Secretaria de Governo – Charles Silveira.
Fazenda – Felipe Mendes
Planejamento – Freitas Neto
Educação – Firmino Filho
Gabinete Militar – Major Jhon Feitosa
Gabinete Civil – Vereador Edson Melo
Ação Social – Indicação do PPS
Administração – Luciano Nunes
Assuntos Estratégicos – Washington Bonfim
Desenvolvimento Rural – Roncalli Paulo
Saúde – Edson Ferreira(dep. do Dem que é médico)
Infraestrutura – Indicação do senador Heráclito Fortes
Trabalho e emprego – indicação do senador Mão Santa
Fundespi – Renato Berger
Agespisa – Moisés Reis
Detran – Acilino Portela

4 Comentários

Simone Caetano

Se vc for ver quem são essas pessoas elas devem ter dinheiro mais não querem largar o osso.

11 nov, 2010 Responder

Silvio Moura

O bom é que além das pessoas pequenas tem peixe grande que ficam arquitetando como permanecer nos cargos. Seria bom que o governador passasse um trator por cima dessas figuras ilustres.

11 nov, 2010 Responder

Valter Antonio

Agora entendo o posicionamento do Rubens em apoiar o 40 tinha gente que pensava que ia comer molim-molim por mais quatro anos.

11 nov, 2010 Responder

Raquel Sousa - Goiania

Valença é uma terra complicada tem gente que bajula até inimigos para se manter no cargo. O Rubens e o Alcântara precisam saber escolher essas pessoas.

11 nov, 2010 Responder