Barra D´Alcântara e outras 19 cidades ainda não aplicaram a 4ª dose contra a covid
Matéria atualizada as 12h42
O secretário de Saúde de Barra D`Alcântara Adonay Araújo contestou os números divulgados pela Sesapi que mostram que o município juntamente com outras 19 cidades ainda não aplicara a 4ª dose contra a Covid-19. A matéria foi divulgada na imprensa estadual baseada nos dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) desta segunda-feira (6).
Veja a nota na integra:
A Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Barra de D’Alcântara informa a toda a população com ética, zelo e transparência que segue com muita responsabilidade a campanha de vacinação contra a COVID-19.
Conforme dados epidemiológicos e Vacinômetro Municipal seguimos todas as orientações do Ministério da Saúde e da SESAPI conforme notas técnicas. Nossa equipe é responsável competente e capacitada e pensando em otimizar a campanha e para uma melhor cobertura foi implantada uma equipe voltada exclusivamente para a campanha de vacinação.
A equipe de saúde solicita a população que compareçam para tomar a sua dose nos dias programado pela Equipe de Imunização fique atento ao cronograma. Vale ressaltar que houve uma queda pela procura da vacina e pedimos que compareçam ao nosso chamamento ficando atentos ao calendário de vacina. O nosso compromisso é com a saúde de todos comprometa-se você também com a sua saúde.
Atualizado 08/06/22
Primeira dose: 3.672/92,94%
Segunda dose: 3.415/D2+DU=88,21%
Dose única:70
1 Reforço: 2.432/ 61,55%
2 Reforço:125/3,16%
Doses aplicadas: 9.714
Matéria Original
O Piauí tem 20 municípios que ainda não aplicaram a 4ª dose, ou seja, a segunda dose de reforço contra a Covid-19, segundo dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) desta segunda-feira (6). Entre as cidades dessa lista está a cidade de Barra D´Alcântara na região valenciana.
A dose de reforço é importante para completar o esquema vacinal e combater as variantes da Covid-19. Apenas 49,41% da população piauiense elegível já tomou a primeira dose de reforço. Em relação à segunda dose de reforço, apenas 9,79% foram vacinados, enquanto faltam 2.126.502 milhões para receberam a vacina.
Desde o dia 5 de maio deste ano ocorreu a liberação da 4ª dose para a população acima de 18 anos. Em 20 municípios do estado, essa vacinação sequer começou, segundo dados do painel epidemiológico da Sesapi.
O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, explicou que entende algumas dificuldades que os municípios podem passar para aplicar as doses, mas destacou que o principal problema é a falta de procura por parte da população.
“Observamos que alguns municípios possuem problemas com logística, com internet, com recursos humanos e isso a secretaria vem apoiando, mas sabemos que a principal queixa é a não procura da população, pelo fato de já terem tomado a primeira e segunda dose e não quererem mais realizar as próximas doses”, disse Herlon Guimarães.
Ele ainda destacou que a população precisa entender que sem a aplicação das doses de reforço, vai ficar mais suscetível ao vírus e principalmente as variantes que estão surgindo.
“Temos observado por parte da população um relaxamento, de não querer fazer a segunda dose de reforço. Estudos mostram que com determinado tempo de realização da vacina, a imunidade tem uma tendência a cair. Assistimos novas variantes driblando todas as imunidades adquiridas. Sabemos que é vírus, que tem potencial de modificação, de surgir uma nova variante, então existe sim a possibilidade de pegar uma variante e isso acontece porque pega uma população desprotegida”, destacou.
Os municípios que estão com 0% na aplicação da 4ª dose:
Colônia do Piauí
Lagoa do Piauí
Lagoa Alegre
Cocal de Telha
Caxingó
Sebastião Barros
Jerumenha
Aroeiras do Itaim
São João da Fronteira
Santa Luz
Francisco Macedo
Flores do Piauí
Campinas do Piauí
Paquetá
Demerval Lobão
Morro Cabeça no Tempo
Milton Brandão
Brejo do Piauí
Barra D’Alcântara
Acauã
Fonte: cidadeverde