Valença do Piauí, 26 de jan, 2021

Bom Exemplo: Fazenda Alto Bonito eleva produção agrícola de Valença

<a href="https://portalv1.com.br/app/wp-content/uploads/2011/04/capamate1.j

pg”>

O proprietário Raimundo Ferreira (esquerda) mostra sua fazenda para os alunos do Programa Empreendedor Rural

Apesar dos números indicarem o contrario, a produção agrícola de Valença do Piaui vem crescendo e crescendo com profissionalismo. Hoje já é possível encontrar em Valença do Piaui fazendas que abastecem a cidade e até outros centros com produtos de qualidade e responsabilidade social. Um bom exemplo dessa nova fase agrícola de Valença do Piaui é a Fazenda “Alto Bonito” de propriedade do agricultor Raimundo Ferreira Silva.

Localizada no Bairro Valencinha, a fazenda iniciada em 2002 fica a 02 km de Valença é responsável pelo abastecimento de boa parte dos produtos da agricultura familiar da cidade. A “Fazenda Alto Bonito” apresenta números importantes para a nossa economia e, mas do que isso o proprietário Raimundo Ferreira mostra que com a tecnologia apropriada é possível transformar nossa cidade em um pólo auto-sustentável.

De açodo com o proprietário, a fazenda produz anualmente 40 mil kg de maracujá, mais de 50 mil kg de melancia, 20 mil kg de mamão de 50 mil bananas e investe em outras culturas como tomate, none e criação de peixes e de galinha caipira.

A Fazenda Alto Bonito é sempre utilizada pelo Emater e pela Secretaria Municipal de Agricultura nos cursos de capacitação dos agricultores. “O mais interessante na Fazenda Alto Bonito é a variedade de produtos cultivados, o proprietário de forma inteligente aproveita todos os períodos do ano para diversificar a produção, dessa forma a fazenda produza todo o ano” afirmou o secretario municipal de agricultura Dr. Luiz Carlos que completou “Ele tem um minhoqueiro que é utilizado na plantação de banana, que prepara o solo de forma natural” disse.

Outra que elogiou a fazenda foi a ex-coordenadora do Emater Chiquinha do PT “Todos os nossos cursos tiveram a Fazenda Alto Bonito como laboratório. A fazenda é um bom exemplo de produção em nossa região” afirmou. A produção da fazenda é vendida na feira em uma banca da fazenda localizada na entrada da feira livre de Valença (fotos) e vendida para outras cidades.

A exemplo do ano passado, a Fazenda Alto Bonito foi a ganhadora da licitação municipal para a distribuição de poupas de frutos para as escolas municipais, ano passado os produtos oferecidos pela Fazenda receberam uma avaliação positiva dos educadores e dos alunos da rede municipal de ensino. “Fechamos as entregas sem nenhuma reclamação dos alunos ou dos professores, isso mostra a nossa qualidade e o nosso compromisso com os clientes” disse o proprietário Raimundo Ferreira.

.
2 Comentários

Gabriel Filho

Valença se tornou uma cidade sem alternativas, e o Raimundo está tentando criar opções viáveis de sobrevivência, pena que não tenha apoio do poder público como por exemplo a Sec. Mun. de Agricultura, que paga caro a um consultor em meio ambiente para não fazer nada, que jogou dinheiro no mato implantando uma cortina de plantas aromatizantes, como se isso fosse resolver a situação caótica que passa o muncípio. Daria pra se gastar com coisas mais urgentes. Gabriel Filho, Téc. em Agropecuária.

18 abr, 2011 Responder

Venilson

O Sr. Raimundo ferreira, vem contribuindo de forma positivo, para a produção agropecuária do Município de Valença do Piauí.

24 fev, 2013 Responder