Briga na Câmara Municipal de Valença gera repercussão negativa no estado
A votação das comissões permanentes da Câmara Municipal de Valença do Piauí, realizada na última quinta-feira (06), transformou-se em um cenário de discussões acaloradas e desnecessárias entre as bancadas de situação e oposição.
O ambiente parlamentar, normalmente caracterizado pelo debate de ideias, foi tomado por trocas de ofensas e desvalorização de suplentes, o que atraiu a atenção de diversos veículos de notícias do estado, que repercutiram o episódio.
O acirramento dos ânimos no parlamento municipal segundo algumas fontes ouvidas se dá pela falta de unidade, especialmente na bancada da situação que precisa alinhar um discurso e não abrir tantas brechas regimentais que possibilitem vários questionamentos.
Diante do cenário, o presidente da Câmara, Benoni Sousa, foi apontado como figura central na necessidade de garantir que tanto a situação quanto a oposição tenham os mesmos direitos no exercício de seus mandatos.
De acordo com essas fontes, é essencial que o presidente tome atitudes firmes quando vereadores forem impedidos de discutir temas que julguem importantes ou quando forem discriminados ou diminuídos por serem suplentes.
Para aumentar ainda mais o desgaste alguns boletins de ocorrências foram registrados antes e depois da sessão por conta das falas e ações. Assista à sessão abaixo.
Arimateas Lima
É lamentável o acontecimento ocorrido na CASA do POVO.