Portal V1

Caminhada marcará Dia Internacional da Mulher em Valença

05/03/2017

Dia Internacional da Mulher

Na próxima quarta-feira, 08 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher entidades como a Conselho da Mulher, Casa Renascer, CEPAVA, Igreja Betesda, Pastoral da Criança e Clube Car-Valença promoverão uma caminhada para lembrar a data.

A concentração está marcada para às 17h no Posto Valadares 5, antigo posto do Valdo Moura. Além de comemorar a data, os organizadores querem chamar a atenção para a fragilidade das ações politicas publicas nas áreas da saúde, segurança e benefícios sociais para as mulheres valencianas. A organização pede que a população se vista de roxo, confeccione seus cartazes e apito para participar da caminhada.  

Após a caminhada que tem o apoio do gabinete da vereadora Iris Moreira será realizada sessão solene na câmara de vereadores, onde serão feitas as tradicionais homenagens as mulheres.

Saiba mais

Em 8 de março de 1957 foi realizada a primeira greve norte-americana conduzida só por mulheres, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, paralisaram as atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com violência pelos donos da empresa e policiais. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Em 1910, durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres, na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às operárias da fábrica de Nova York.. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).    

Compartilhe

Deixe seu comentário