Valença do Piauí, 04 de dez, 2021

Caminho Real da Fé: Nossa Senhora de Aroazes vem ao encontro de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença

Desembargador e historiador Carlos Brandão

Pelo segundo ano consecutivo, o Caminho Real da Fé será realizado pelas Confrarias do Divino Espírito Santo das Paróquias de Nossa Senhora de Aroazes e Valença do Piauí. A celebração acontece tradicionalmente sempre no sábado antecedente a véspera do Natal, que neste ano compreende o dia 18 de dezembro.

O translado de Nossa Senhora da Conceição de Aroazes para os festejos de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença, teve início desde meados de 1741 com a criação da freguesia. Esta celebre data contou com a presença do Bispo Dom Manoel da Cruz, sob a invocação das duas Nossas Senhoras, desde então, a prática religiosa era realizada.

Com o passar do tempo, essa tradição foi deixada de lado, mas nos últimos anos o Desembargador e historiador Carlos Brandão juntamente com o Condestável Dr. José Igreja, tem buscado o resgate dessa pratica religiosa e cultural que envolve as duas Paróquias.

Programação

A Missão dos Aroazes irá partir da Ponta da Serra da Missão às 7h, com a realização de uma Missa no Povoado João Pires, que fará alusão a chegada dos Bandeirantes na região por volta de 1692, em seguida será servido um almoço a beira do Rio Sambito, onde irá acontecer a Renovação das Promessas Batismais.

Retomando o percurso com previsão de chegada a Igreja de São Benedito às 18h, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aroazes carregada nos braços dos Vaqueiros e sob a proteção da Legião dos Cavaleiros das Missões, para assim, encontrar Nossa Senhora do Ó e Conceição, no átrio da Igreja.

Após o encontro das Padroeiras, as Santas serão levadas em solene cortejo sob a Coordenação da Confraria do Divino Espírito Santo para a grande Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição.

0 Comentário