Portal V1

Dom Jacinto Oliveira é anunciado como novo Arcebispo de Teresina

21/02/2012

Dom Jacinto Oliveira novo Arcebispo de Teresina na qual está inserida nossa cidade de Valença

O administrador Diocesano da Arquidiocese, padre Tony Batista, anunciou na manhã desta quarta-feira de cinzas (22) que Dom Jacinto Oliveira, Bispo de Crateús, será o novo Arcebispo de Teresina na qual Valença faz parte. A posse está marcada para o dia 6 de maio na Catedral Nossa Senhora das Dores.

O padre Tony Batista, administrador diocesano, está no cargo desde agosto do ano passado, quando o Bispo Dom Sérgio da Rocha foi transferido para Brasília. O padre deus as boas-vindas ao escolhido por meio de uma carta distribuída à imprensa.

“Dom Jacinto é preparado, simples e que tem uma forte identidade com a realidade do povo piauiense, porque é nordestino como nós. Foi uma excelente escolha”, afirmou Padre Tony Batista ao fazer o anúncio.

O novo arcebispo é natural de Bacabal (MA). “Dom Jacinto é muito conhecido e respeitado na comunidade católica, já tendo participado de eventos e atividades religiosas em Teresina”, afirmou Padre Lauro, que trabalha no setor de comunicação da Diocese de Teresina.

Também estavam presentes os bispos de Picos, Dom Plínio Luz; Oeiras e Floriano, Dom Juarez; Parnaíba, Dom Alfredo; Campo Maior, Dom Eduardo e os arcebispos eméritos de Teresina, Dom Miguel e Dom Celso Luís.

arcebispo pode ficar na função até os 75 anos.

Campanha da Fraternidade discutirá a Saúde Pública

Na próxima quarta-feira, 23, será lançada a 49ª edição da Campanha da Fraternidade (CF). Neste ano de 2012 a Campanha destaca a saúde pública. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8), a Igreja pretende fazer uma reflexão sobre o cenário da saúde no Brasil.

A saúde pública será o foco das discussões. A Igreja considera que a saúde é “dom de Deus” que precisa ser preservado e conquistado. A Campanha vai focar nas estruturas insuficientes dos hospitais e dos postos de saúde em todo o Brasil. No Piauí, onde mais de 90% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), o tema deve gerar muitos debates.

A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. A CF de 2012 tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

A CF sempre é lançada no primeiro dia da Quaresma. A Arquidiocese de Teresina promove uma coletiva de imprensa, às 9h, no Palácio Episcopal para o lançamento oficial no Piauí.  A coordenação da Campanha da Fraternidade no Piauí será feita pelo Padre Leonildo.

A primeira Campanha da Fraternidade foi idealizada no dia 26 de dezembro de 1963, sob influencia do espírito do Concílio Vaticano II. Ao longo da história, as Campanhas abordaram questões do compromisso cristão na sociedade. Em alguns casos, as questões discutidas geraram o surgimento de Pastorais ou  outros serviços dentro Igreja.

Entre os temas sociais já abordados pelas Campanhas da Fraternidade estão: Fome (1985), Problema fundiário (1986), tratamento do poder público para com o menor (1987, questão do gênero, chamando a atenção para a igualdade do homem e da mulher (1990), Desemprego (1999), Drogas e suas as conseqüências na vida das pessoas (2001) e Defesa da vida (2008).

 

Fonte: cidadeverde.com

Compartilhe

Deixe seu comentário