Valença do Piauí, 20 de abr, 2025

Campus da Universidade Federal poderá ser instalado em Valença

Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves
Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves

A sessão desta segunda-feira (26), da câmara municipal contou com a participação do professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves (Professor Assis), que vem liderando uma campanha para a implantação do Campus da UFPI em Valença. De acordo com o professor Assis a ideia surgiu após os deputados Marllos Sampaio e Temístocles Filho tentarem levar um campus para a cidade de Esperantina. Ele relatou que a ideia de trazer o campus para Valença vem ganhando aceitação não só de Valença, mais também das outras cidades do entorno que serão beneficiadas com o campus.

Ele informou que esteve reunido com sete prefeitos da região e com lideranças partidárias de Valença, onde cada um assinou um documento solicitando do reitor a implementação do campus. Na oportunidade, os onze vereadores assinaram outro documento confirmando o desejo da casa em ter um campus da UFPI em Valença.

Assis Soares disse que esse movimento não tem cor partidária e por isso está conseguindo a adesão de todas as alas políticas de Valença e das outras cidades. Ele esteve reunido nessa terça-feira (27) reunido com o reitor Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes, onde informou da manifestação realizada em Valença em prol da vinda do campus. Segundo o professor o reitor ficou animado com a manifestação das lideranças e afirmou que esse desejo da sociedade não é impossível.

Ele lembrou que a instalação do campus depende muito da aceitação da comunidade, bem como do apoio político dos parlamentares federais para viabilizar emendas parlamentares nesse sentido. No próximo dia 09 de setembro ás 15h30 está agendada uma audiência na UFPI com o reitor e os representantes desse movimento regional para iniciar um levantamento da viabilidade do pleito.

0 Comentário