Portal V1

Candidatos de Valença têm até o dia 02 de abril para se regularizar

14/03/2016
Valença do Piauí vista área. Foto TV Clube

Valença do Piauí vista área. Foto TV Clube

Os candidatos que quiserem disputar a vaga de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Valença e no resto do país têm até o dia 02 de abril para estarem com suas filiações deferidas no âmbito partidário, ou seja precisam estar filiados a um partido político até o dia 02 de abril. A regra faz parte do novo calendário eleitoral que antes determinava um prazo de um ano para esses candidatos estarem filiados a uma agremiação partidária.

A nova regra também alterou o período de realização das convenções partidárias que antes era de 10 a 30 de junho e agora será de 20 de julho a 5 de agosto, com isso os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações valencianas até às 19h do dia 15 de agosto. Antes este prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.

A campanha eleitoral que antes era de 90 dias agora será realizada em 45 dias começando dia 16 de agosto. A campanha no rádio e TV começa dia 26 de agosto. A cidade de Valença está passando pelo recadastramento biométrico que termina no próximo dia 21 de março o eleitor que não se cadastrar no novo sistema não poderá exercer esse direito no dia da eleição.

O Portalv1 fez um levantamento junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a situação dos 6 pré-candidatos a prefeitos de Valença. De acordo com o TSE, Ceiça Dias (PSB), Rubens Alencar (PMDB), Marcelo Costa (SD), Getúlio Gomes (PP), Devaldo Nunes (PCdoB) e Geane Vieira do PT estão em situação Regular perante a corte de justiça, ou seja, podem se forem homologados em convenção ser candidatos a prefeitos ou há qualquer outro cargo nas eleições que esse ano estão marcadas para o dia 2 de outubro.CAND2016

Compartilhe

Deixe seu comentário