Valença do Piauí, 20 de jul, 2024

Capacitação sobre hanseníase é realizada em Valença do Piaui

Com o objetivo de intensificar a busca de pacientes com hanseníase no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí, com apoio do Ministério da Saúde, realiza até essa sexta-feira (05), uma formação com a participação de médicos e demais profissionais da saúde.

Na manhã desta quarta-feira (03), aconteceu uma palestra no colégio Santo Antônio com a professora Maria Kátia Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é especialista em hanseníase.

À tarde, a professora Maria Kátia Gomes realizou atividades práticas com a equipe de Valença e profissionais da saúde da cidade de Inhuma, que também participam da formação.

“O Brasil é um país endêmico para a hanseníase, nós somos o segundo país do mundo em números de casos, mas a hanseníase é uma doença que tem cura e se o paciente não busca o tratamento ele pode ficar incapacitado”, alertou a especialista, que disse ainda que em todos os postos de saúde da cidade de Valença tem tratamento gratuito para a doença. Assista a entrevista e veja mais detalhes da doença.

 

Sinais e Sintomas da doença

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.

Área de pele seca e com falta de suor.

Área da pele com queda de pelos, mais especialmente nas sobrancelhas.

Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde.

Parestesias (sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés).

Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

Edema ou inchaço de mãos e pés.

Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

Úlceras de pernas e pés.

Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

0 Comentário