Valença do Piauí, 23 de jun, 2025

CAPS de Valença realiza atividades em alusão à Luta Antimanicomial durante o mês de maio

Durante todo o mês de maio, a equipe do CAPS de Valença tem realizado atividades em alusão à Luta Antimanicomial. Nesta terça-feira (20), a coordenadora do CAPS I, Leidiane Lopes, juntamente com todos os profissionais que trabalham no atendimento dos pacientes, fizeram um momento na praça Getúlio Vargas com os usuários do serviço.

A mobilização faz parte da campanha nacional pela valorização do cuidado em liberdade, em contraponto ao modelo manicomial que, historicamente, isolava pessoas em sofrimento mental. A proposta do CAPS é promover o acolhimento, o vínculo e a reinserção social dos usuários por meio de atividades comunitárias e ações educativas.

A Assistente Social do CAPS I, Letícia Amorim, reforçou a importância de manter essa pauta ativa durante todo o ano.

“Nós estamos no mês de maio, onde o dia 18 de Maio é falado sobre a Luta Antimanicomial e é uma luta em que a gente não deve contemplar ela somente no dia, mas também mês todo, no ano inteiro, então a gente enquanto CAPS, estamos nessa luta de combater, nessa perspectiva da luta antimanicomial, do cuidado em liberdade, por isso que a gente se propôs hoje fazer uma atividade comunitária, na praça”, explicou.

Ela também ressaltou a transformação trazida pela reforma psiquiátrica no Brasil. “Antes de acontecer a reforma psiquiátrica a pessoa em adoecimento psíquico, a pessoa que estava em sofrimento mental ou com algum tipo de deficiência, algum transtorno, ele era tratado de forma isolada, onde os direitos humanos deles eram violados e a partir das reforma psiquiátrica, da ascensão dos CAPS nós temos hoje um cuidado em liberdade, cuidado em território, e nós enquanto CAPS de Valença a gente preconiza por isso, então no mês de maio nós vamos ter toda uma programação da luta antimanicomial”, destacou.

A psicóloga Núbia Maria, que atua há 15 anos no município, também participou da ação e compartilhou a receptividade dos usuários.

“Os pacientes gostam muito, todos os usuários do CAPS sempre que a gente faz, realiza essa atividade extra CAPS, eles participam, gostam. Hoje estamos com o tema da luta contra os manicômios, é uma luta bem reportada durante todo o ano, mas de forma especial durante o mês de maio. Tivemos o dia 18, que é o dia que se comemora essa data, que a luta é mais manifestada e decidimos fazer essa atividade grupal com eles e graças a Deus foi bem sucedido”, disse.

Prestes a se aposentar, Núbia emocionou-se ao relatar sua trajetória e a relação construída com os usuários.

“Encerrando um ciclo aqui em Valença, depois de 15 anos aqui, trabalhando no CAPS, diretamente com eles, nos tornamos familiares, onde eles desabafam, falam da sua vida, dos seus problemas, e hoje teve muitos depoimentos de reconhecimento da melhoria de cada um durante esse período no CAPS”, relatou.

As atividades continuam ao longo do mês, reforçando o compromisso da equipe com o cuidado humanizado, comunitário e em liberdade.

.
0 Comentário