Portal V1

Dia Internacional da Mulher, mande sua mensagem agora.

04/03/2010
Dia o8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher

Dia o8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher

O portalv1 abre espaço para homenagear as mulheres valencianas, nosso objetivo é estimular a criação de mensagens, curiosidades, sugestões, conselhos, desabafos etc.

Na próxima segunda-feira, o8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher em Valença a data será marcada pela realização de uma sessão solene na Câmara Municipal às 19h, onde acontecerá varias manifestações alusivas a data.

Na foto algumas das centenas de mulheres valencianas que fazem a diferença em suas áreas. Portanto não perca tempo e aproveite esse espaço para homenagear a todas as mulheres.

História do 8 de Março.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)

.

Compartilhe

14 Comentários

  1. marcia em 04/03/2010 às 12:01

    por que o portal não utilizou foto de mulheres anônimas, ou seja,mulheres da comunidades, assim com certeza ficaria bem mais a cara das mulheres valencianas!

  2. sanmia em 04/03/2010 às 12:11

    gostaria de parabenizar minha mãe (Leonor Lima Verde e minha vó Eulógia Melão Lima Verde)pelo dia internacional da MULHER…

  3. Leonardo em 04/03/2010 às 12:42

    Amo elas intenasamente!
    Minha mãe, tias, minha vó são as mulheres da minha vida!

  4. João Paulo - Tocantins em 04/03/2010 às 16:36

    Queria aproveitar esse espaço para mandar um forte abraço a minha mãe Maria Francisca de Jesus no Novo Horizonte e a todas as mulheres da minha família ai em Valença. Estou em Tocantins trabalhando, mais com o pensamento em nossa cidade. Obrigado Sergio pelo espaço e continue atualizando nosso portalv1 todos os dias acesso ele e se Deus quiser estaremos ai em dezembro

  5. Jubimar Negreiros em 04/03/2010 às 18:03

    Intaum, gostaria de aproveitar pra deixar minha grande admiração e gratidão para a mulher que sempre faz parte de minha vida: “minha mãe”..te amo mãe!!!

  6. Benedito isidorio da Costa Filho(Bitta) em 05/03/2010 às 01:13

    Quero aqui dedicar minha homenagem a todas as mulheres de Valença pela coragem e a determinação de continuarem a acreditar que está cidade ainda pode se transformar numa cidade que possam criar seus filhos com uma melhor qualidade de vida, que hoje não tem, com emprego, lazer e um projeto de crescimento que até hoje essa cidade espera, somente pela falta de compromisso e reponsabilidade que os gestores do passado e presente não tiveram e nem tem com essa pobre e humilde cidade que se chamava cidade sorriso.

    Parabéns bravas mulheres, mães de familias humildes e também mulheres de melhor poder economico que conseguem morar numa cidade sem nenhuma pespectiva de desenvolvimento socio-economico e sem nenhuma area de lazer para seus familiares. Quem foi Valença, hoje se encontra no esqueciento. Mais nós que nascemos em Valença acreditamos que bons tempo virão. Um beijo e um forte abraço a todas as mulheres Valencianas.

  7. Valdete Feitosa em 05/03/2010 às 18:45

    PARABÈNSSSSSSSS!!!! Todas as mulheres de Valença em especial minha mãezinha que amo e admiro demaissss!!!

  8. Eu em 06/03/2010 às 11:23

    O amor é o maior, o mais belo e o mais forte dos sentimentos, refletindo a respeito, e sendo 8 de março o dia internecinal da mulher, quero declarar ser você uma das legitimas representante dessa grandeza, dessa fortaleza, e dessa beleza,digo isso com conhecimento de causa,pelos vinte anos de união,e que foram muitos os momentos felizes, e grande a felicidade pelas vitorias alcançadas, parabens pelo seu dia LIDUINA ALENCAR

  9. Gilmar Bezerra em 07/03/2010 às 17:33

    Dia Internacional da Mulher

    Por Gilmar Bezerra Barbosa.

    Quero aproveitar este dia 8 de março para parabenizar a todas as mulheres valencianas. Queremos enaltecer e reconhecer os muitos serviços prestados por valencianas ilustres e anonimas que ajudaram e ajudam a nossa cidade a encontrar dias melhores. Foram muitos avanços e conquistas em todos os âmbitos da sociedade valenciana e isso deve encher-nos de orgulho e de otimismo.

    No Dia Internacional da Mulher, A presidencia desta Casa Legislativa renova seu compromisso de continuar trabalhando para desenvolver açôes e votando projetos que sirvam para promover a igualdade, fraternidade e a melhorias de vida de todas as mulheres valencianas.

    Desejo enaltecer muito especialmente as mulheres que fazem esse parlamento municipal, bem como a todas que assesssoram este Poder Legislativo. Desejo cumprimentá-las por sua inestimável dedicação e contribuição para com a Câmara de Vereadores de Valença. Feliz Dia Internacional da Mulher.

    Gilmar Bezerra Barbosa
    Presidente da Câmara Municipal de Valença.

  10. FERNANDA SOARES em 07/03/2010 às 20:46

    As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.

    Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.

    Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.

    Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.
    Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.
    Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher.
    Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

    Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

    Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

    Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.

    Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.

    Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!E logicamente as minhas duas mães MARIA DO TUNAS e MARIA OLITA bjoss e amos vcsssss

  11. mulher em 07/03/2010 às 23:53

    concordo com a marcia!!!nem todas as mulheres retratadas na foto, sao realmente mulheres!!!repensem e façam diferente!!!se é isso que vlença quer!!!!A DIFERENÇA!!!!!!

  12. ZEZÃO em 08/03/2010 às 07:33

    GOSTARIA DE PARABENIZAR TODAS AS MULHERES DE VALENÇA EM ESPECIAL AS MAIS GOSTOSAS.

  13. KÁTIA VERAS em 08/03/2010 às 17:39

    Parabenizo minha mãe (ZEZÈ),Sra.Teresinha
    Ferreira,Socorrinho Nogueira,Sra.Neli Martins,Sra.Rosinha Martins,Sra.Mariá,Sra.Socorro Mirica,Sra. Salete L. Verde,Sra. Helena Tôrres.Sra. Adalgisa Sampaio. Sra.Adalgisa Veloso,Sra. Nilzinha Maciel,Sra.Sinhá Lima,Sra. Nair Martins,Sra.Natir Martins,Sra. Maria Ondina,Sra.Amparo Rosa,Sra. Amparo Coelho,Sra.Ineide L.Verde.Sra. Dalva L.Verde,Sra. Miriam Nascimento.
    A todas vocês meu abraço e minhas homenagens!!!

  14. Anônimo em 27/03/2015 às 09:53

    Acompanho sempre que posso os assuntos . Muito bom ! Fui naquela feira do SEBRAE esses dias e fiquei surpresa com o colch

Deixe seu comentário