Portal V1

Coleta de Lixo: Funcionário do INSS lança projeto inovador

03/11/2011

Moura Fé entre os frutos do seu projeto

O funcionário publico federal Francisco Antônio de “Moura Fé” (62), que atualmente chefia a Agencia do INSS em Picos está a frente de um projeto inovador em Valença do Piauí. Depois de testemunhar uma situação no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, quando um fiel teve que percorrer vários metros para encontrar um cesto de lixo, o funcionário teve a idéia de interferir nessa situação, que resulta no acumulo de lixo em locais públicos e privados pela simples ausência de um lixeiro próximo a população.

Com a idéia na cabeça e com a certeza de que a população só suja as ruas pelo fato de não terem um local para depositar o lixo, ele está confeccionando com ajuda de patrocinadores vários tambores de lixo para serem distribuídos em locais públicos e privados. Ele explica que os tambores serão entregues de forma gratuita aos estabelecimentos e não serão colocados nas ruas e sim nos locais em que aja o comprometimento do estabelecimento em conservar e cuidar da sua manutenção.

Os tambores são pintados por dentro e por fora, com alças e suporte e com as logomarcas dos patrocinadores. Segundo Moura Fé um tambor pronto custa R$ 100 reais. A intenção é distribuir em bares, balneários, igrejas, repartições em Valença e nas demais cidades do nosso entorno. Moura Fé disse ao portalv1, que até o momento a aceitação do projeto é de 100% “Ainda não encontrei ninguém que se recusasse a patrocinar o projeto” afirmou.

A entrega dos primeiros tambores acontecerá nos próximos dias e o idealizador acredita que a população assimilará bem o projeto e fará a sua parte nessa idéia ecologicamente correta.

.

Compartilhe

9 Comentários

  1. Marcos Antonio em 03/11/2011 às 09:32

    Se o Sr. Moura Fé, ñ estiver com a intençãwo de se canditar a nem um cargo eletivo no procimo ano, a atitude é realmente de um cidadão e deve ser tomada como exemplo pelos demais.

    • vanduil em 04/11/2011 às 15:56

      Parabens Moura Fé,
      O meio ambiente agradece.

      VANDUIL

    • Moura Fé "O Próprio" em 15/11/2011 às 11:02

      A iniciativa não é tanto um crítica ao Poder Público nem diretamente uma promoção pessoal individualizada, contudo não deixa de ser uma política de resultado que é a minha prática há muitos anos. Neste caso a intenção foi envolver os estabelecimentos mais frequentados e os frequentadores numa idéia concreta de preservação do meio em que vivemos, além de uma maneira prática de colaborar com o bem comum. Além do TAMBOR ECOLÓGICO algo semelhante ocorreu com o retorno da Caixa Econômica Federal para Valença do Piauí, que parecia impossível há três anos atrás e hoje é uma realidade, num movimento que envolveu toda microrregição valenciana. E para breve já está planejado um CHUVEIRO GIGANTE na Barragem Mesa de Pedra, suficiente para banhar 40 pessoas de uma só vez e livrar do perigo da comporta. Esta última idéia é para reivindicar do Poder Público melhores condições para aquele importante PONTO TURÍSTICO. Todas estas idéias têm recebido 100% de apoio da sociedade. E aí tem alguém interessado em ESCREVER SEU NOME NUM TAMBOR DE LIXO?

  2. Danilo Leal em 03/11/2011 às 12:08

    Senhor Moura Fé, parabéns pela iniciativa.
    Esperamos que, com a educação que tem o povo valenciano, possamos ter uma cidade limpa.

  3. vicente izidorio soares em 06/11/2011 às 07:38

    Senhor Moura,

    Parabéns pela idéia, é já que o você esta com a mão na massa sugiro faça um esforço á miais no sentido de promover a coleta seletiva dos resíduos sólidos.Porque a coleta é importante mais temos que nós preocupar com o descarte ambientalmente correto dos resíduos produzido.
    Grato:Izidorio

  4. Washington Rodriges em 07/11/2011 às 16:49

    Muito bom precisamos de gente assim, de Atitude.

  5. Sérgio Olimpio em 07/11/2011 às 23:43

    Parabéns pela iniciativa, Moura Fé. Por causa da omissão do poder público, cidadãos de bem preocupados com o futuro do planeta se veem obrigados a fazer alguma coisa. Quem sabe agora o prefeito não acorda e implementa a coleta seletiva!

  6. Aílton Carvalho em 10/11/2011 às 21:36

    Bacana a iniciativa do Moura Fé, isso mostra que com um pouco de criatividade e o apoio de quem quer contribuir para o bem da coletividade, se pode fazer um trabalho bem feito, mas tem que haver a conscientização da população, ponto fundamental para que o objetivo seja atingido.

  7. wendell em 08/02/2013 às 11:05

    Parabéns Moura,eu estava pesquisando um projeto deste para minha cidade e encontrei esté seu e espero que em alguns dias eu possa está realizando um sonho deste que você realizou junto a sua cidade e os seus habitantes,sou Presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Velho-PB cariri Ocidental.

Deixe seu comentário