Valença do Piauí, 24 de jan, 2021

Comandante da 2ª CIA do 4º BPM tem cargo ameaçado. Entenda

capitão Antônio Santos

Se depender do desejo e da força política de algumas autoridades locais, a 2ª Companhia de Policia do 4º Batalhão de Policia Militar terá novo comandante em breve. As articulações nesse sentido estão a todo vapor e poderá resultar na troca do comando, ocupado hoje pelo capitão Antônio Santos. O que chama a atenção nesse caso é que a troca de comando não será por incompetência administrativa e sim pelo fato do comandante não aceitar favorecer pessoas politicamente influentes na cidade.

Informações obtidas pelo portalv1 dão conta que o um dos motivos do cargo de comando está ameaçado é porque a Justiça e o Ministério Publico iniciaram recentemente uma campanha para apreensão de veículos guiados por menores e adultos infratores na cidade. A campanha consiste na apreensão dos veículos e infratores pela policia que após a detenção passa o procedimento para o Ministério Publico, que determina os procedimentos para a liberação do veiculo e as punições dos infratores.

De acordo com essas fontes, após a apreensão o comando vem recebendo visitas de assessores políticos pedindo que os veículos sejam liberados. No comando esses assessores ouvem a informação de que apenas o Ministério Publico e o DETRAN podem liberar os veículos. Em conversa com o portalv1 nessa terça-feira (03), o comandante informou que tem consciência de que seu cargo está ameaçado e disse que não deseja sair de Valença nesse momento. Disse ainda que não vê motivos para a sua saída, uma vez, que vem desenvolvendo o bom trabalho juntamente com sua equipe.

A campanha é parte de uma decisão tomada há quase 10 anos pelo juiz da comarca Dr. José Wagner Linhares, que vem lutando contra a utilização de veículos por menores de idade e a permanência dos mesmos após a meia noite nas ruas. A recusa do comandante em amenizar a situação alimenta os pedidos para a sua exoneração, baseado ainda na atitude do comandante, que não se envolve em assuntos políticos no município.

Essa não é a primeira vez que o cargo do capitão Santos é ameaçado, anos atrás o comandante só não saiu do comando graças a intervenção dos vereadores que foram a Teresina de posse de um abaixo-assinado pedindo a permanência do capitão a frente da 2ª CIA do 4º BPM. E você acha justo a saída do comandante pelo simples fato de cumprir a Lei?

27 Comentários

Dalton Ribeiro

Se acontecer é lamentável todos nós conhecemos o Santos e é realmente gente muito boa. A sua saída é porque deteve pessoas …. que estavam impinando motos nas ruas e de outros parentes

04 jan, 2012 Responder

Raquel Sousa

Estamos em um ano político e a policia é importante para investigar adversários se o comando não rezar na cartilha esse não presta

04 jan, 2012 Responder

Lima

Ele é um bom policial, e não deixa ser corroído pela corrupção, por isso querem a sua cabeça que vergonha.

04 jan, 2012 Responder

Daniel Sousa

Essa é Valença, quem não é corrúpto é corrompido e se não quiser ser, vai ter que ir embora.

04 jan, 2012 Responder

Jota Junior

A lei é para ser cumprida doa a quem doer aqui em Valença , muita gente que passar por cima da lei. Que o Capitão Santos fique por mais tempo.

04 jan, 2012 Responder

francisco otavio

O capitão Santos faz um grande trabalho, o que não pode exsitir em Valença, é pessoas que se dizem importantes a lei é para ser cumprida não importa a que vai doer.
Por isso que esta cidade nunca há de desenvovler.

04 jan, 2012 Responder

hilanna silva

eu nao acho justo o comandante santos sair de seu cargo ele fez muito por nossa cidade e pode fazer muito mais.

04 jan, 2012 Responder

Raniery

O nosso atual comandante deve permanecer ocupando seu cargo em nossa cidade, tendo em vista se tratar de um bom profissional que tem prestado serviçõs de grande relevância para a sociedade valenciana.

04 jan, 2012 Responder

João Mauricio de Araujo

Olha vamos cumprir a Lei com rigor e chega de favorecimento tem que ser para todos o pau que bate em Chico bate em Francisco.

04 jan, 2012 Responder

e.oliveira

PERANTE TUDO ISSO, VALENÇA SÓ TEM À LAMENTAR, POIS SE COM A RIGIDEZ DO CAPITÃO SANTOS AS COISAS JÁ ESTÃO NA SITUAÇÃO ATUAL, IMAGINA SEM UMA PESSOA RETA COMO ELE PARA APLICAR ALEI , VAI CORRER SOLTO A BANDIDAGEM EM VALENÇA.
REGRESSÃO

04 jan, 2012 Responder

Adão Rangelli

Espero que não saia, e se sair vamos observar quais são as autoridades politicas que estão a favor da saida do comandante…O Santos esta trabalhando e trabalhando muito bem com honestidade.

05 jan, 2012 Responder

ernandes reis

ISSO É UM ABSURDO!, NAO RECONHECO MAIS A CIDADE QUE MOREI POR TRES ANOS, AONDE NÓS CHEGAMOS???????
O COMANDANTE SANTOS, É UM ORGULHO PARA A CIDADE, PARA A POLICIA, EMFIM PARA O PIAUI. NÓS VIVEMOS EM UM MUNDO, ONDE SOBRA IMPUNIDADE, SOBRA VIOLENCIA, SOBRA CORRUPÇÃO. NO ENTANTO TEMOS UM PROFISSIONAL COMO O CAP. SANTOS: SERIO, HONESTO, COMPETENTE, IMPARCIAL, E SOBRA ADJETIVOS PARA O MESMO, VALENCA ESTÁ DE PARABENS POR TER ELE À FRENTE DO COMANDO.
NO ENTANTO OS ” CORONEIS” QUEREM IMPEDIR DE CUMPRIR A LEI? # NAO DEIXEMOS QUE ISSO ACONTECA#

05 jan, 2012 Responder

Marcos Oliveira

Também acho que o capitão santos não deve sair do comando, mas se o motivo vor realmente esse da materia alguma coisa esta errada. Porque conheço gente q tem a moto até hoje apreendida la no quartel e gente que esta respondendo na justiça porque entregou veiculo a menores de idade, ate ai tudo certo só que tem algumas pessoas que a moto foi apreendida e entrou e saiu do quartel sem ser feito nada, mas nada mesmo, não tenho como provar por-iço não vou citar nomes mas não é difícil encontrar alguém nessa situação, boa sorte ao capitão Santos mas insiste mas lama neste barreiro.

05 jan, 2012 Responder

José Francisco Pereira Sousa

Essa reportagem é muito tendenciosa, tendo em vista que na nossa cidade não existe essa fiscalização toda, pois a todo momento nos deparamos com menores pilotando motocicletas, dirigindo carros e bebendo a vontade em bares e festas. Se alguém tiver dúvida e quiser comprovar só precisa ir para o bar do Nelsinho na sexta-feira ou no sábado e você vai entender o que eu estou falando, e ainda vai encontrar coisas piores. Ainda lembrando o problema das drogas que é problema comum em todas as cidades é verdade, mas em Valença é muito sério e a polícia pouco faz para resolver esse problema. Não tenho nada contra esse comandante mas é preciso mudar para dar um novo ânimo a polícia de Valença, esse comandante Santos já está no comando há muito tempo, então sou a favor da mudança.

05 jan, 2012 Responder

Fernando Sales

Caro amigo internauta, vejo que você não entende nada de política e muito menos de POLÍCIA, nosso Capitão vem desempenhando um papel exemplar à frente da Companhia de Valença. Sendo que, tratando-se de menores infratores, cabe ao Conselho Tutelar fiscalizar nas noites em que a Polícia também se encontra nas ruas e não querer responsabilizar somente a Polícia pelos atos infracionais dos tais.

06 jan, 2012 Responder

José Francisco Pereira Sousa

Certo amigo até entendo que você saiba que o menor não comete crime e sim ato infracional, mas o maior que lhe concede um veículo ou lhe vende bebida alcoólica comete crime, e estes crimes devem ser combatidos pela PM sim. E digo ainda que esse Conselho Tutelar de Valença do Piauí é mais omisso que a polícia.

06 jan, 2012 Responder

Ivina Santos

Tenho 16 anos, apesar dele colocar a gente pra ir pra casa cedo, gosto muito dele por ser um homem muito educado quando fala com a gente, e ainda, muito íntegro e honesto.

05 jan, 2012 Responder

vadir filho do joão siurinha

Nunca vi uma autoridade ki nem ele ..
Parabens..

06 jan, 2012 Responder

RICARDO NUNES MENDES

O Capitão Santos além de ser um excelente policial é também uma grande pessoa. Valença só tem melhorado em seu comando. Poucos índices de violência, criminalidade, enfim uma cidade pacata, e isso só se consegue com uma boa administração e cumprindo a lei. Quem tem que sair e cascar fora são esses bobalhões que o perseguem.

07 jan, 2012 Responder

Dos anjos

Esta polêmica que está acontecendo em Nossa cidade de Valença é mais um caso mero de nosso País , pois quando se fala de políticos e de polícia, com certeza vai existir corrupição, disputa e abuso de poder e só quem sofre sempre são os pobres e nessecitados, por que para políticos e polícia nesse país não existe lei. Eles se merecem………

07 jan, 2012 Responder

Paulo

Isso é o reflexo de um País que é administrado por maioria de POLÍTICOS CORRUPTOS, como é um retrocesso ver que ainda existem pessoas civilizadas ou se acham civilizadas usarem de tal poder para impedir o desenvolvimento social, é de fato que individuos assim, são os mesmo que essas pessoas elegem, mas esses eleitores são tão “CEGOS OS SE FINGEM” que quando houver na próxima eleição, irão elege-los novamente..Acredito que se a população deixar isso acontecer de transferir esse profissional que exerce sua função a rigor da lei, será mesmo uma negativa para essa cidade, visto que a Segurança esta cumprindo com o dever dela, ao CONTRÁRIO DOS LIXOS POLITICOS QUE QUEREM IMPEDIR SEU TRABALHO.

07 jan, 2012 Responder

iolanda Rodrigues

O Capitão Santos é um cidadão consciente dos seus direitos e deveres e acima de tudo é fiel aos seus princípios.Este sim merece o titulo de cidadão valençano.Nossa cidade só tem a perder caso ele seja transferido.
Cuidado ! Ele é ungido do Senhor.

07 jan, 2012 Responder

jurandi

os amigos acima ja falaram tudo, tbem sou a favor… FICA.

07 jan, 2012 Responder

Mauricio

Fica, Fica ……

15 jan, 2012 Responder

Maria do Socorro

É melhor a senhora Geane se antenar dos fatos, pois todos estão parabenizando o trabalho de atuação do comandante e também de fiscalização, quem está reclamando é o senhor prefeito, que só quer pessoas ocupando cargos em Valença, as que ele pode comandar, ou seja, pessoas sem competencia e que por ter sido indicado por ele dizem amém a seus absurdo. Comandante Santos , parabéns pelo seu trabalho, de fazer cumprir a lei, imaginem se não fossem elas, como seria nossa Valença, com tantas mentes deformadas pelos vicios.

09 jan, 2012 Responder

Francisco José

Isso só pode ser piada, tirar um profissional íntegro e colocar ……
Comandante parabéns pelo seu trabalho.

11 jan, 2012 Responder

iolanda Rodrigues

A coisa não é tão simples .Más é possivel tirar alguns véus de cima dessa realidade.Pode-se começar perguntando:Porque alguns tem interesse na saida do Capitão Santos?Eles deveriam preocupar-se em garantir os direitos ecoômicos,sociais e cultuarais para a população.Porque os direitos cívis o nosso capitão está garantindo.Parabéns CAPITÂO,continue cobrando.O jovem mais do que nunca precisa ter noção clara de que o limite da liberdade é a responsabilidade.

15 jan, 2012 Responder