Portal V1

Comunidade Quilombola de Tranqueira irá inaugurar iluminação elétrica.

30/12/2009
casal Feliciano e Antônia, ícones da comunidade Tranqueira

casal Feliciano e Antônia, ícones da comunidade Tranqueira

Está agendada para o dia 06 de janeiro a inauguração da rede de energia elétrica da comunidade Tranqueira. A Tranqueira é uma comunidade remanescente de Quilombolas e fica há 18 km da sede do município. A energia elétrica chegou à comunidade por intermédio do Programa Luz Para Todos do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado. O beneficio chega à comunidade após uma luta de mais de 20 anos da comunidade.

Nesse período não foram poucas as promessas para que esse problema fosse resolvido pelas autoridades municipais assim como a precariedade na educação, saúde, abastecimento de água e saneamento básico, esses itens fizeram parte de quase todos os projetos de governos municipais dos últimos anos.

Se de um lado a iluminação trará muitos benefícios como investimentos em alternativas de desenvolvimento econômico sustentável da comunidade, por outro lado, a maior conquista será o resgate da identidade da comunidade Tranqueira.

Depois de muitas reuniões, os lideres da comunidade assumiram sua identidade Quilombola o que trouxe mais facilidades para a vida social e econômica da comunidade. Nesse trabalho a de se ressaltar o Projeto Preta Mão de Onça, CEPAVA, CASA RENASCER e de pessoas como Antônio José Mambenga, Cruz Castro, entre outros que ajudaram a comunidade a se conhecer culturalmente.

A de se ficar atento aos discursos e ações de alguns agentes políticos, que se esquivaram de ajudar nas horas mais precisas e que nesses momentos de festa costumam roubar as solenidades alheias para se promoverem. Na foto o registro do casal Feliciano e Antônia, ícones da comunidade.

Compartilhe

Deixe seu comentário