Portal V1

Conselho Tutelar afirma que vai apurar caso da dança do rebolation.

24/02/2010
Deusa da Justiça Thémis A venda nos olhos é para significar o fato de que a justiça deve ser imparcial e para todos.

Deusa da Justiça Thémis A venda nos olhos é para significar o fato de que a justiça deve ser imparcial e para todos.

O portalv1 repassa o email enviado pelo Conselho Tutelar do Município a respeito da matéria (Internauta se diz envergonhado com autoridade valenciana). O internauta que teve seu nome preservado pelo portalv1 reclamava da atitude do vereador Lindomar Amâncio em realizar um concurso de dança do rebolation às 2:18 da madrugada com uma criança de aproximadamente 05 anos de idade.

O episodio gerou vários comentários contrários a atitude do vereador inclusive do prefeito municipal que se recusou a participar da “brincadeira”. Os internautas criticaram a atitude do vereador em expor uma criança daquela maneira com danças apelativas dado o avançar da hora e em detrimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente que proíbe esse tipo de exposição, bem como uma Portaria da Justiça com igual proibição.  Em seu email o Conselho Tutelar afirma que será dada a sociedade uma resposta para o episodio, bem como lamenta a atitude do internauta em não acionar o aparelho policial no momento do acontecido que foi classificada pelo conselho de “trágico”.

Outro ponto criticado pelo Conselho Tutelar foi o fato do internauta ter reclamado apenas no dia 22/02. Com relação a isso o portalv1 esclarece que o email chegou em seu banco de dados na quinta-feira (18) as 18:40 e pela relevância do tema decidimos publicá-lo somente na segunda-feira (22).

Em seu programa de radio o vereador, colunista social, conversou com a suposta mãe da criança por telefone que disse ter permitido a participação da mesma na dança, que pelo entendimento da Lei, passamos a ter no delito, mais culpados. Sugerimos ao Ministério Publico que, como fiscal da Lei, apure o caso e ajude o CONSELHO TUTELAR dar a resposta a sociedade.

Veja na integra o email enviado pelo Conselho Tutelar de Valença.  

O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança do Adolescente de Valença do Piauí vem por meio desta nota, esclarecer alguns pontos relacionados em site divulgado na internet no dia 22 de fevereiro de 2010, com ponto de vista e a indignação de um internauta que se diz envergonhado com as autoridades valencianas.

É bastante interessante o ponto de vista do internauta. O mesmo divide o fato real em cenas teatrais, observa muito bem os horários de cada acontecimento, sabe de dados pessoais da criança e principalmente das atribuições do Conselho Tutelar.
Agora, o que mais chamou a atenção do colegiado deste Conselho, foi o fato do momento do acontecido o mesmo que se diz tão envergonhado, não procurou a polícia para que se desse um basta naquele ocorrido “trágico”. Mas a denúncia é um ato de cidadania e coragem, e não são todas as pessoas que estão preparadas para tal atitude. E este internauta pelo visto não conhece as leis e se conhece foi negligente.
No seu primeiro comentário o internauta faz uma alusão grave contra esse órgão autônomo, quando diz que a autoridade supracitada que comandou o concurso de dança (o Vereador), segundo a opinião dele; que o Conselho Tutelar e demais entidades responsáveis pelos direitos de crianças e adolescentes, talvez não represente contra a autoridade, por se trata de um aliado do Prefeito.

Ou se iremos incentivar outras atitudes reprováveis como esta que ocorreu, mas deixamos bem claro que quando somos acionados ou quando verificamos algo que venha a ser um direito violado ou abuso contra criança ou adolescente, somos os primeiros a tomar providencias.

Porque é essa nossa função e foi para isto que a população nos elegeu. E o internauta acusa, pelo entendimento deste colegiado, que este órgão também faz parte da administração direta do prefeito em exercício. E que para que todos saibam: O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente definidos nesta Lei (art. 131, da Lei 8.069/90 do ECA).

Portanto, caro internauta e demais pessoas que também entenderam dessa forma; o Conselho Tutelar não estar ligado partidariamente a nenhuma administração e por se trata de uma autoridade, se em nosso conhecimento agiu, abusou, ou violou algum direito de criança ou adolescente vai ser tomadas providências cabíveis, pois, para nosso colegiado tanto faz que o violador seja uma autoridade ou não, medidas irão ser tomadas. Pois, todos são iguais perante a lei.
Será que todos que leram ou acessarão o site, não se interrogarão? Como por exemplo:
1. Por que o internauta não procurou alguma autoridade competente no momento do ato ocorrido? Mas esta pergunta já foi respondida no segundo parágrafo.
2. Por que ele não fez uma denuncia ou pelo menos comunicou o Conselho Tutelar, já que ele notou que o Conselho não estava presente à festa pública?
3. Por que só agora esse cidadão fez a denúncia, já que ocorreu na terça para a quarta de carnaval?
4. Por que esse cidadão não procurou ou pelo menos não acionou os órgãos responsáveis logo após o acontecido?
5. O que será que ele quis dizer, quando perguntou pelo Conselho Tutelar? Será que não existiam outros órgãos presente ou autoridades competentes?
6. Será que o denunciante queria mesmo uma resposta do poder público quando trouxe esse fato à rede mundial de computadores?

São estas entre outras as interrogações que queremos respostas, mas com certeza a população quer um posicionamento deste órgão, e este órgão vai dar uma resposta profissional para o ocorrido. Pois para este colegiado o mais importante no momento é apurar os fatos, responsabilizar quem tem que ser responsabilizado e orientar quem tem que ser orientado.
A parte boa deste manifesto desesperado do internauta foi porque acendeu uma fagulha num barriu de pólvora que estar preste a explodir em nossa cidade; que é o cumprimento com eficácia da portaria 163/2006, de 21 de Junho de 2006, e mostra também a fragilidade dos órgãos públicos, e a educação que estamos dando para nossos filhos e netos, e a forma de aceitar com naturalidade os direitos violados de nossas crianças e adolescente, quando: não queremos denunciar os responsáveis por uma criança que não estar freqüentando a escola, quando vemos que as drogas lícitas e ilícitas estão acabando com nossa juventude, quando aceitamos que nosso filho vá a festas adultas como se isso fosse engrandecê-lo de alguma forma, quando não acompanhamos e muito menos conversamos com nossos filhos a respeito de determinado assuntos, e muito menos reconhecemos que a estrutura da concepção do mundo vista, depende muito do contexto cultural da família, em fim são infinitos os motivos que levam a perdição de nossa juventude.
E para mais informações Conselho Tutelar acrescenta alguns direitos de Crianças e Adolescentes e algumas atribuições de nosso órgão;
Diretos: Art. 4º – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (ECA).
Art. 17- O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da Criança e do Adolescente, abrangendo a preservação da imagem da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. (ECA)
Art. 98- As medidas de proteção à Criança e ao Adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados (ECA).
I- Por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;
II- Por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável;
III- Em razão de sua conduta.

Atribuições: Art. 136- São atribuições do CONSELHO TUTELAR: (ECA).
I- Atender as Crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I ao VII;
II- Atender e aconselhar os pais ou responsável aplicando as medidas previstas no art.129, I ao VII.
III- Promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:
a- Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
b- Representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;

IV- Encaminhar ao Ministério Público noticia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da Criança e do Adolescente;
V- Encaminhar à autoridade Judiciária os casos de sua competência;
VI- Providenciar a medida estabelecida pela autoridade Judiciária, dentre as previstas no art. 101, I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;
VII- Expedir notificações;
VIII- Requisitar certidões de nascimento e de óbito de Criança ou Adolescente quando necessário;
IX- Assessorar o poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimentos dos direitos da Criança e do Adolescente;
X- Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previsto no art.220, § 3º, inciso II da Constituição Federal;
XI- Representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.

Art. 137- As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade Judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse. (ECA).

Deveres: Art. 22- Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. (ECA)

Lembramos que só teremos uma sociedade justa, integra, quando cada fatia deste imenso bolo de responsabilidades, for divida por igual e cada cidadão saiba individual mente sua responsabilidade. Assim juntos uniremos forças para fazer valer o que determina a Lei e preparamos uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres.

Pois é muito fácil apontar um culpado, difícil é resolver este problema que atingem as classes sociais de todas as partes da pirâmide. E relacionado aos direitos de Crianças e Adolescentes, a autoridade maior sempre será a família, em especial os pais ou responsáveis, mas com a colaboração de toda a sociedade.
Agradecemos à atenção, e estamos atentos e procurando meios para que no mínimo possamos minimizar os principais problemas e violações de direito de nossas Crianças e Adolescentes.

Atenciosamente
Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Valença do Piauí.

Enviado em 18/02/2010 às 18:40

Carnaval Valenciano!!! Cena 1 – 2:18 da madrugada de terça pra quarta de carnaval um vereador sobe no palco e discursa durante 26 minutos;
Cena 2 – Logo após o discurso, convida 5 “garotas” pra um concurso da dança do rebolation;
Cena 3 – Ganhadora do concurso: garota de 5 (cinco) anos!
Cena 4 – Vereador pede pra criança da mais algumas reboladinhas, a galera vibra…
Cena 5 – Vereador convida o prefeito pra coroar a “garota rebolation”, só que o mesmo não aparece;
Pergunta 1 – Cadê o Conselho Tutelar do Município de Valença?
Perguta 2 – Será que o Vereador teve noção do fez naquela noite?
Pergunta 3 – Será que o Vereador tem noção do trabalho das políticas públicas desenvolvidas dentro do município?

Enfim, esse é o carnaval de Valença… sinto-me envergonhado!!!

Compartilhe

18 Comentários

  1. Pérola Stain em 24/02/2010 às 12:18

    Podem até investigar mais duvido muito que dê alguma coisa, o conselho Tutelar é manipulado por a Prefeitura e seus governantes.
    O Conselho Tutelar de Valença é pura fachada, não é a primeira vez que isso acontece a não dá em NADA!!!!!!

  2. Antonia Oliveira em 24/02/2010 às 12:59

    O conselho tutelar de Valença faz o povo rir! com a grafia barriu! é barrilllllllllll

  3. Pérola Stain em 24/02/2010 às 13:22

    Sim e o vereador não fez nada?. É só isso que o conselho tem a dizer.

    Se existe um traço comum nesse político é o da irresponsabilidade no modo de agir, porque o que lhe interessa é a mutretagem.

    Vamos aos fatos que provam essa afirmativa.

    A oposição que esse rapaz fez durante 04 quatro anos contra o prefeito Alcântara foi nojenta e mesquinha, pouco tempo depois ele estava puxando o saco e tentando filar três mil reais do próprio prefeito, eu pergunto tem respeito e dignidade esse tal ai?

    Outro fato que mostra essa personalidade é um gato encontrado na casa desse ai.

    Conclusão: usa a arrogâncias, mentiras, irresponsabilidades fazem parte do jogo político em que a falta de seriedade é atitude normal desse ai. há sim gato escaldado tem medo de água fria .

  4. José Francisco em 24/02/2010 às 14:51

    O Conselho Tutelar de Valença sempre foi omisso, já que foi baixada uma portaria, porque o mesmo não estava na festa?

  5. Gabriel Antunis em 24/02/2010 às 14:58

    Gente eu aposto como esse texto é do exelentíssimo vereador pois escutei o programa dele ontem e as mesmas perguntas que ele fez o conselho faz agora nesse e mail sem tirar nem uma virgula.
    IMPRESSIONANTE NÃO????!!!!

  6. evandro ferreira em 24/02/2010 às 17:20

    quem é perola staim é de valença…

  7. Tomas Turbando em 24/02/2010 às 18:28

    Esse episodio foi o maior exemplo do fracaço do carnaval! foi um ato de desespero do vereador, so pode o mesmo estar alcolizado pra fazer akiloo até o prefeito num teve coragem de participar !! kkkkk

  8. Pérola Stain em 24/02/2010 às 18:32

    Caro Evandro sou de Valença sim!
    Sou filha de Valença, morei durante um bom tempo em Valença mais infelismente por falta de oportunidade tive que migrar pra Brasilia, onde mora a 8 anos sou formada em Psicologia e dou aula na Universidade Estadual de Brasilia no Gama Norte.
    Me eu gosto preocupo muito com Valença e sempre que tenho tempo vou visitar meus familiares que residem em Valença desde a ´decada de 70.
    Um grande abraço!!!

  9. Pérola Stain em 24/02/2010 às 18:42

    Peço essa pessoa que se escondeu atrás de meu nome pra fazer o comentário “SIM E O VEREADOR NÃO FEZ NADA?” que se da proxima vez que for fazer um comentário se mostre não se esconda atrás da identidade dos outros.
    Covardia é um dos maiores defeitos de personalidade.
    Você tá se escondendo de quem?
    Tem medo de que?
    Apareça pessoa!!!!!!

  10. ESSE VEREADOR JÁ PASSOU DO LIMITE, MEU DEUS ELE QUER O QUE? É DESTUIR VALENÇA? POIS ELE ESTAR CONSEGUINDO.

    DANÇAR VEREADOR NÃO É PROIBIDO, ALGUEM DE NIVEL PRA DANÇA COM VOCÊ. DO NIVEL BAIXO QUE É O SEU. VEREADOR O SENHOR NÃO TEM VERGONHA DE TENTAR APARECER USANDO ATÉ OS INOCENTES?
    SINTO PELA MÃE DESSA CRIANÇA DE TA SENDO MANIPULADA PELA SUA LADAINHA. FAÇA PROJETO E APRESENTE FAVORECENDO O POVO QUE ACREDITOU EM VOCÊ.
    EU ACREDITO NA COMPETENCIA DO CONSELHO TUTELAR E ACREDITO QUE ELE NÃO IRÁ COMUNGAR COM UMA SAFADEZA DESSA.
    FAÇA ALGO CONSELHO E DER UMA RESPOSTA A SOCIEDADE.
    DEPOIS EU COMENTO.

  11. miskoo em 25/02/2010 às 08:04

    E o Hugo Chaves fechou mais uma radio em Valença
    diante disso só tenho uma coisa a dizer
    É TAKA VALENÇA!!!

  12. Mrs. Blood em 25/02/2010 às 11:59

    O Conselho Tutelar de Valença sempre foi, ou nnca foi !
    Posso falar assim porque no carnaval desse decorrido ano, O que eu vi de crianças bebendo, fumando, cheirando e brigandoo não dava pra contar.
    Mais ae Kd O Concelho Tutelar???
    O que andaram Fazendo esse carnaval???
    Quais Suas Devidas responsaBilidades???
    Eles são Pagos pra que?
    Porque em vez deles ficarem Fazendo perguntas, Não procuram Soluções???
    Isso e difícil???
    ta Faltando O que Então, estrutura, mais dinheiro OU MAIS VERGONHA???

    Nossa Valença E uma Das 1° Villas Do Piauí Vamos Ter respeito Por nossa cidade, a começar por nós População valenciana, começar a cobra dessas autoridades que não fazem nada.

    Se elegeram pra fik em casa curtindo sessão da tarde? Ou foi pra trabalhar e procura meio de ajudar a nós???

    tem várias perguntas que o POvo quer saber, So gostaria que Fossem divulgadas.

    Onde ta entrando o Dinheiro de valença??
    e tão Pouco que não da pra estrutura nem o centro da cidade?

    Já Tou e com medo, daqui um Dia Pode ser que tenha até autoridades jogando água quente Nos eleitores!!!
    porque vamos cobra.!!!

    E à pérrola stain, venha em Valença e Veja O Caos que estar em nossa cidade.
    e veja como estão nossas autoridades $$$$$$$$?
    Não tou queimando nenhum Vereador(a), so queremos a Participação deles, isso que não tem, não tou generalizandoo So queria que minha cidade Voltasse a Sorri e não continuar à chorra!!!

  13. evandro ferreira em 25/02/2010 às 13:38

    pérola stain concordo com vc (falta de oportunidade)….abraços.

  14. Pra mim esse episodio é patetico. Sinceramente.
    Não quero aqui causar magoas, nem sai na defesa de ninguém, pelo contrário vamos deixar as autoridades competentes tomarem as devidas e cabivéis providencias. Amigos todos conhecemos o vereador Lindomar…
    Conhecemos também a política rasteira de valença. Até aqui nem uma novidade, tudo igual.
    E agora José? O circo tá armado, o público já estar aposto, o picadeiro tá vazio. Além de caras e bocas que encontramos nas equinas, nada que nos cause grande expectativas.
    Ao Conselho Tutelar cabe tomar as devidas providencias, ao Minestério Público Investigar e tomar sua posição.
    Ao vereador desenvolver seu papel de fazer e votar os projetos que tragam beneficios para a população, que foi pra isso que 754 eleitores votaram nele, não para dançar reboletion. Que dançe, mais com cuidado para que não dançe depois…
    E a nós internautas, valencianos. Com dizia meu pai ¨Quando vc ver a barba do vizinho pegando fogo. Bote a sua de molho¨.
    Vamos nos acalmar, refletir e escolher melhor nosso próximos representantes.
    E o papel da Mídia é esse, colocar as informações para o povo.
    Abraços

  15. francy ellys : valença em 25/02/2010 às 18:02

    Lendo comumente o portal,observei o registro do internalta, a defesa do Conselho Tutelar de Valença e algumas observâncias dos demais colegas, Elogio bravamente as palavras do Adão Sá, como também da Stain. A situação é caotica,sim,temos que levantar bandeira pelos atos indecentes em nossa cidade,principalmente contra menores. Agora, um fato suscinto que vocês deixaram de comentarfoi sobre FAMÍLIA: o primeiro grupo,a base efêmera de uma sociedade, do País. Como mãe,eu faço uma pergunta clássica: essa criança estava acompanhada às duas da manhã com quem? Não é mais hora de criança está num evento como o carnaval.VOCÊ MÃEE UMA IRRESPONSÁVEL e deveria responder po atos imorais e ilegaisEu creio que o nobre vereador, lá pelas tantas da manhã não lembrou do seu papel de defender moralmente os direitos da criança e do adolescente.Cuidado, moço! Você representa o povo dessa cidade sorriso.

  16. Santos em 25/02/2010 às 23:55

    Estive lendo o episódio e os comentários a respeito do assunto, e percebo que forma como o Conselho Tutelar trata o internauta que se preocupou em informar o ocorrido é de ira e indignação, quando deveria ser de agradecimento por contribuir com a informação detalhada que vai ajudar o conselho cumprir com seu ofício. A pergunta do internauto foi enfática: Cadê o Conselho Tutelar do Município de Valença? Todos que viram fizeram essa pergunta. Não vejo tanto ofensa.
    Espero que a posição do Conselho não tenha inibido o internauta ou outros a alertar para atos imorais e vergonhosos que acontecem em nossa cidade.

  17. Deyse em 28/02/2010 às 08:00

    Um outro fato intrigante em nossa cidade de Valença-PI, é em relação aos idosos desta cidade sorriso e ainda não tomado providências cabíveis, não sei a quem cabe a responsabilidade. Os idosos na época do pagamento são abordados por uma senhora vendedora de perfumes,doutorzinho,desodorante,etc…, o pior é que ela insiste. Ora, bolas, o dinheiro deles, mal dá para se alimentar e ainda vem essa indecorosa senhora aborda-los. Pode se dirigir às 6:30 da manhã que ela já está a postos. ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

  18. Raimunda em 17/09/2010 às 21:26

    Boa noite!
    Conselho tutelar é uma questão de muitas vertentes,mas é necessario que o conselheiro tutelar e seus auxiliares devem ter conhecimento profundo sobre assuntos do dia a dia tomar atitudes quando houver necessidade,a estrutura do espaço fisico precisa estar equipado os adolescentes devem ocupar o tempo com algo que seja prazeroso e util se eles não aprenderam la fora é necessario um projeto de aprendizagem desde colocar um bico de luz a mecanica ao contrario não funciona eles vão fugir a mudança é agora se for para continuar o que eles viviam em casa ou nas ruas não seria preciso CONSELHO TUTELAR entenderam?o transporte, pessoal qualificado compromissado com o trabalho desde o porteiro até o grau maior.AMÉM?boa sorte que esse trabalho mude pra melhor.

Deixe seu comentário