Valença do Piauí, 27 de nov, 2021

Decisão sobre cassação do prefeito Walfredo filho será amanha

Prefeito Walfredo Filho
Prefeito Walfredo Filho

A cidade de Valença espera para esta quarta-feira (29), a definição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em relação à ação que pede a cassação do mandato do prefeito Walfredo Filho e da vice-prefeita Paula Jeanne acusados de abuso do poder econômico e político na campanha eleitoral de 2012. O prefeito e a vice já foram cassados pela Justiça Eleitoral de Valença e depois de conseguir uma liminar eles recorram para o TRE-PI e a sessão que definirá esse impasse está marcada para essa quarta-feira.

O Portalv1 ouviu nessa terça-feira (27) o advogado José Maria que afirmou que no caso de mantida a cassação pelo pleno do TRE, os valencianos poderão voltar às urnas dentro de 30 a 40 dias. Segundo José Maria em caso de cassação, o prefeito poderá recorrer da decisão para TSE, mais fora do cargo.

Ele informou que o problema é que em mantendo a cassação, o TRE já define a data das eleições o que reduz o tempo para uma decisão do TSE. Em relação a possíveis manobras jurídicas José Maria afirmou que a única brecha seria um pedido de vistas por parte de algum desembargador o que poderia adiar a decisão por uma semana.

O Portalv1 conversou também com a advogada Margarete Coelho que afirmou que sua equipe está preparada para mostrar que a decisão tomada em Valença em cassar o prefeito e a vice foi acertada vista os indícios apresentados nos autos do processo. O tema é parte de todas as conversas em Valença e a comunidade espera ansiosa pela decisão. Como era de se esperar vários nomes já são colocados para uma eventual disputa.

0 Comentário