Valença do Piauí, 20 de jul, 2024

Defesa Civil alerta que BR-Ó-BRO no Piauí será antecipado e com temperatura até 2º graus acima

O BR-Ó-BRO vai chegar mais cedo neste ano. O alerta foi feito pelo climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec-PI). A temperatura mais elevada, característica da época do ano, já começará a ser sentida a partir da segunda quinzena de julho.

Outro ponto observado com atenção pela Defesa Civil é a previsão oficial para o trimestre, que mostra variações de temperatura que podem oscilar de meio grau até dois graus acima da média, com aquecimento mais intenso no cerrado, o que também deve afetar os setores da agriculuta e pecuária.

O climatologista apontou que o Piauí, nesse momento, está entrando em um cenário de severidade no que diz respeito às temperaturas.

Segundo ele, o popularmente chamado “verão” será marcado por picos de umidade muito baixa e ondas de calor, o que representa um alto risco para a população e o meio ambiente.

“Saímos do El Niño, estamos em um período neutro, entrando na La Niña. As situações que vivemos no BR-Ó-BRO de 2023 podem ser antecipadas. O que vivemos em agosto, podemos já viver em julho, já a partir da segunda quinzena”, declarou.

Além das temperaturas elevadas, Costa alertou para o aumento da radiação solar, que já está sendo sentida de forma mais intensa. Ele enfatizou a importância de tomar precauções adicionais para se proteger dos efeitos nocivos do sol, especialmente durante os meses de maior intensidade.

0 Comentário