Depois de Dilma: Vereadoras podem disputar eleição do Legislativo
A Eleição da presidenta Dilma Rousseff poderá estimular ainda mais a participação da mulher no cenário político brasileiro. Essa onda poderá começar em Valença pela disputa da presidência da Câmara Municipal, na lista das pré-candidaturas estão às vereadoras Ielva Melão (PPS), atual primeira secretária do parlamento e a vereadora Ceiça Dias (PSB), que já exerceu o cargo de vice-prefeita em Valença.
As vereadoras trabalham suas candidaturas nos bastidores visando presidir o Parlamento Municipal pelos próximos dois anos e repetir a façanha das ex-presidentas Ineide Lima Verde e Salete Lima Verde que já presidiram com louvor o Poder Legislativo.
Até o momento nenhuma das duas manifestou na tribuna o desejo de disputar a presidência, mais nos bastidores os entendimentos estão sendo construídos nesse sentido. Até agora apenas o vereador Lindomar Amâncio manifestou publicamente o desejo de disputar o cargo maior do Poder Legislativo. A disputa feminista reafirma a posição da mulher na política, 78 anos depois de conquistar o direito ao voto e de chegar ao ápice com a eleição da primeira mulher presidenta do Brasil.
O Voto da Mulher no Brasil
Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
Maria de Fátima
Não tenho duvidas que são grandes mulheres mais torço que os vereadores apõem a Ielva Melão que pelo tempo na câmara e pelo projetos apresentados merece presidir a câmara. quem escuta ou escutava as sessoes percebe a sede e a vontade de acertar da vereadora Ielva. Bom seria que elas se juntassem ai sim seria bom para camara de valença que contariam com a sensibilidade de duas grandes vereadoras.Gostei da maontagem da foto.
Vilma de Jesus
Parabéns a nossa presidenta Dilma pela eleição e concordo com a matéria a mulher já foi bastante descriminada e já está na hora de ser valorizada politicamente. Valença já teve varias mulheres políticas e não há um registro se quer de improbidade. Não acompanhei a gestão de dona Ineide e nem de dona Salete, mais também nunca vi ou ouvi nada contra suas gestões. Espero que a câmara escolha uma das duas que será bem administrada. O melhor era juntar em uma só chapa (não sei se é possível) essas duas mulheres ai sim teríamos cada uma com seu estilo ajudando nossa cidade. Parabéns pela foto e viva as mulheres valencianas
Guiomar Santana
Queria pedir a direção do portalv1 que não colocasse essas matérias polemicas, pois pode levar alguns …. a querer extorquir novamente as autoridades locais com três mil reais sobre a alegação de problemas de saúde.