Portal V1

Depois de Dilma: Vereadoras podem disputar eleição do Legislativo

18/11/2010

Disputa pelo Legislativo

A Eleição da presidenta Dilma Rousseff poderá estimular ainda mais a participação da mulher no cenário político brasileiro. Essa onda poderá começar em Valença pela disputa da presidência da Câmara Municipal, na lista das pré-candidaturas estão às vereadoras Ielva Melão (PPS), atual primeira secretária do parlamento e a vereadora Ceiça Dias (PSB), que já exerceu o cargo de vice-prefeita em Valença.

As vereadoras trabalham suas candidaturas nos bastidores visando presidir o Parlamento Municipal pelos próximos dois anos e repetir a façanha das ex-presidentas Ineide Lima Verde e Salete Lima Verde que já presidiram com louvor o Poder Legislativo.

Até o momento nenhuma das duas manifestou na tribuna o desejo de disputar a presidência, mais nos bastidores os entendimentos estão sendo construídos nesse sentido. Até agora apenas o vereador Lindomar Amâncio manifestou publicamente o desejo de disputar o cargo maior do Poder Legislativo. A disputa feminista reafirma a posição da mulher na política, 78 anos depois de conquistar o direito ao voto e de chegar ao ápice com a eleição da primeira mulher presidenta do Brasil.

O Voto da Mulher no Brasil

Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

.

Compartilhe

3 Comentários

  1. Maria de Fátima em 19/11/2010 às 10:03

    Não tenho duvidas que são grandes mulheres mais torço que os vereadores apõem a Ielva Melão que pelo tempo na câmara e pelo projetos apresentados merece presidir a câmara. quem escuta ou escutava as sessoes percebe a sede e a vontade de acertar da vereadora Ielva. Bom seria que elas se juntassem ai sim seria bom para camara de valença que contariam com a sensibilidade de duas grandes vereadoras.Gostei da maontagem da foto.

  2. Vilma de Jesus em 19/11/2010 às 15:27

    Parabéns a nossa presidenta Dilma pela eleição e concordo com a matéria a mulher já foi bastante descriminada e já está na hora de ser valorizada politicamente. Valença já teve varias mulheres políticas e não há um registro se quer de improbidade. Não acompanhei a gestão de dona Ineide e nem de dona Salete, mais também nunca vi ou ouvi nada contra suas gestões. Espero que a câmara escolha uma das duas que será bem administrada. O melhor era juntar em uma só chapa (não sei se é possível) essas duas mulheres ai sim teríamos cada uma com seu estilo ajudando nossa cidade. Parabéns pela foto e viva as mulheres valencianas

  3. Guiomar Santana em 19/11/2010 às 16:53

    Queria pedir a direção do portalv1 que não colocasse essas matérias polemicas, pois pode levar alguns …. a querer extorquir novamente as autoridades locais com três mil reais sobre a alegação de problemas de saúde.

Deixe seu comentário