Valença do Piauí, 18 de mar, 2025

Disputa pelo Sindicato dos Servidores Municipais está acirrada

Carlos Wagner e Antônio Carlos disputam a eleição que acontece dia 02 de outubro

Será realizada dia 02 de outubro, a eleição para a escolha da diretoria do Sindicado dos Servidores Municipais de Valença do Piaui (SINDSERV). Disputam o pleito os servidores Antônio Carlos atual presidente e Carlos Wagner candidato oposicionista. Assim como acontece em toda a disputa eleitoral em Valença, os bastidores estão pegando fogo. De um lado o atual presidente Antonio Carlos, que encabeça a chapa da situação, que tem sua legitimidade contestada pelo candidato oposicionista.

O problema segundo o candidato Carlos Wagner é que o presidente atual estaria concorrendo à presidência do sindicato pela terceira vez o que é incompatível com o estatuto do sindicato. Pelas contas da oposição, o presidente Antônio Carlos era vice-presidente do então presidente José Sting que deixou a presidência para disputar uma cadeira no Legislativo e logo depois das eleições assumiu um cargo na Secretaria de Educação e por isso não podia mais está à frente do sindicato.

Com a saída do ex-presidente o seu vice no caso Antônio Carlos assumiu a presidência e no pleito passado foi reeleito o que configuraria segundo seus opositores a terceira disputa seguida do presidente. Por outro lado o presidente se defende afirmando que assumiu a primeira presidência de forma interina e só vale para efeito de contagem a atual gestão. Ele também argumenta que foi realizada uma assembléia na qual os presentes teriam referendado sua participação no pleito de 02 de outubro.

Sobre essa assembléia, a oposição afirma que ela foi realizada de forma irregular desde sua convocação que não incluía a mudança do estatuto e que a mesma não teve quórum suficiente para tal deliberação. Com o impasse formado as duas chapas esperam a divulgação das regras da eleição, que devem ser anunciadas neste final de semana pela Comissão Eleitoral para analisar os próximos passos. O sindicato tem quase 400 filiados aptos a votar.

3 Comentários

Aílton Carvalho

Fui filiado a este sindicato por poucos meses e pude perceber o quanto os servidores, sobretudo aqueles ligados ao prefeito, são aliciados e pressionados a votarem no candidato apoiado pelo mesmo. Existe muita irregularidade quanto à filiação dos servidores, pude constatar isso na eleição de 2007, quando concorreram o professor Gabriel Filho pela chapa da oposição e o Professor afastado Sting pela chapa da situação. Ali houve um verdadeiro festival de fraudes nas filiações para aquela eleição. Na última eleição em 2009 não foi diferente. O Carlos Wagner teve sua data de filiação alterada para que não pudesse concorrer, isso já conhecido por parte da atual direção com o apoio do prefeito, que manda para a eleição todo seu quartel general para garantir de qualquer jeito a vitória do seu candidato. Mesmo diante de toda esta dificuldade citada anteriormente, quero desejar boa sorte ao Carlos Wagner nesta eleição e que os filiados independentes votem na chapa da oposição para que o sindicato possa emfim se desatrelar de vez da prefeitura de Valença, como já vem ocorrendo desde 2005. Era o que tinha a dizer.

10 set, 2011 Responder

Cruz Castro

Companheiros reipeite e democracia e não se perpetue em cargo, fica desgastante e com idéias repetidas.
Conselho apresente candidato se é que vc não pode realmente ser o próprio

11 set, 2011 Responder

francivaldo

Estamos na luta em defesa de nossos direitos e pela representação da categoria, pois uma instituição como um “SINDICATO” nao podera jamais estar nas maos do empregador como acontece em valença. É lamentavel que numa cidade como valença e mais especificamente no quadro de servidores do municipio ainda existe gente que nao percebe isso ou são omisso com o que veem… Gente!, vamos acordar!!! sindicato nao lado nem tao pouco partido, siindicato luta pela categoria, defende divulga e presta conta dos recursos arrecadados dos servidores. vote para mudar!!!. servidor!, façamos valer o principio democratico, o da auternancia de poder so assim outras pessoas poderam mostrar suas ideias e às fazer valer atraves do espirito sindicalistas que temos.

11 set, 2011 Responder