Portal V1

É aprovada lei de Marcelo Castro de adiamento de feriado.

15/04/2009

O projeto do deputado federal Marcelo Castro (PMDB) de adiamento de feriados para sextas-feiras foi aprovado na CCJ do Congresso Nacional. O projeto foi apresentado à Câmara ainda em 2003 estabelecendo o adiamento para as sextas-feiras, dos feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrem nos sábados e domingos e dos feriados dos dias 1º de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro.

De acordo com a proposta do parlamentar, na ocorrência de dois feriados na semana serão comemorados em um só dia.

“Não havendo expediente nas repartições públicas e privadas, o País pára e o prejuízo econômico é de grande monta. Nossa balança comercial vê-se diminuída nesses períodos. Há quem defenda que até mesmo as bolsas de valores mobiliários, ou de ações, têm quedas acentuadas nas vésperas de tais feriados”, justifica.

Marcelo Castro explica que os feriados que caem no meio da semana representam um grande prejuízo econômico para o país. “O país literalmente pára nas semanas em que se celebra, por exemplo, o dia de carnaval, o da nossa Padroeira, o do Trabalhador, o de Finados, entre outros, pois “muitas pessoas tratam de ‘enforcar’ os dias restantes, fazendo com que ocorra o chamado ‘feriadão’, o que leva a um prejuízo econômico”, O

O parlamentar admite que a matéria é polêmica, mas que poderia ter sido uma lei mais drástica ainda que diminuiria o número de feriados existentes no Brasil. “É muita coisa que se comemora e que faz feriado, e é absolutamente desnecessário”, disse ele, lembrando que há feriados nacionais, estaduais e municipais.

Fonte: Cidadeverde.com

Compartilhe

Deixe seu comentário