Portal V1

Eleições 2010: Candidatas Mulheres são minoria no Brasil

31/07/2010
Rubens Alencar e Margarete Coelho candidata a deputada estadual

Rubens Alencar e Margarete Coelho candidata a deputada estadual

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres candidatas a algum cargo político nas próximas eleições de outubro deste ano ainda são minoria, em relação ao número de homens.

Dos mais de vinte e um mil candidatos que realizaram seus registros junto à Justiça Eleitoral, somente 21,5% são do sexo feminino. O estado onde há mais mulheres concorrendo a cargos políticos neste ano é o Rio de Janeiro seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul Já os estados em que há menos mulheres candidatas são Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais.

Ainda segundo o TSE, o cargo de deputado distrital é o que apresenta a maior procura por parte das mulheres, onde há duzentas e vinte delas num total de oitocentos e oitenta e cinco inscritos. No Piauí a expectativa é pelo aumento do numero de parlamentares do sexo feminino, existem hoje três deputadas eleitas Flora Isabel (PT), Lilian Martins (PSB) e Ana Paula (PMDB). Em sua última visita a Valença a candidata a deputada estadual Margarete Coelho do PP (foto) disse que as mulheres precisam assumir suas responsabilidades políticas. “Somos a maioria do eleitorado, temos uma maior sensibilidade para administrar as coisas públicas, então precisamos assumir nossas responsabilidades” afirmou.

Compartilhe

Deixe seu comentário