Valença do Piauí, 08 de out, 2026

Em plenário, Marcelo Castro defende fim da escala 6×1: “É para proteger o elo mais fraco da cadeia produtiva”

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) defendeu, nesta quarta-feira (7), no plenário do Senado, a aprovação da proposta que acaba com a escala de seis dias de trabalho para apenas um de descanso. Favorável à adoção da escala 5×2, com cinco dias de trabalho e dois de repouso, o parlamentar afirmou que a mudança é fundamental diante das transformações do Brasil.

“Essa proposta é imprescindível para a realidade econômica, social, cultural que nós vivemos hoje no Brasil. O trabalhador de hoje não é o mesmo trabalhador de ontem”, declarou.

Para Marcelo Castro, os avanços tecnológicos permitem reorganizar a jornada e garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores. “Hoje nós temos a nosso serviço a informática, a digitalização, a robotização e é perfeitamente possível uma escala 5×2 e não mais a escala 6×1”, afirmou.

O senador ressaltou que a mudança deve alcançar principalmente os trabalhadores de menor renda, que continuam submetidos a uma rotina com pouco tempo para descanso e convivência familiar. Segundo ele, o Congresso precisa garantir a esses brasileiros um direito já presente na realidade de outras categorias profissionais.

“O trabalhador que recebe o salário-mínimo, da base da pirâmide econômica, não alcançou ainda esse direito. E é para esse que nós vamos legislar. Para que ele possa trabalhar 5 dias na semana e tenha 2 dias de descanso, essenciais para a saúde física, para a saúde mental e para a saúde social”, defendeu.

Marcelo destacou que o fim da escala 6×1 representa uma medida de proteção ao “elo mais fraco da cadeia produtiva do Brasil”. Em sua avaliação, assegurar dois dias de descanso significa permitir que os trabalhadores tenham mais tempo para a família e para a convivência social.

A proposta em discussão é a PEC 221/2019, já aprovada pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O texto prevê a redução gradual da jornada máxima de 44 para 40 horas semanais e dois dias de repouso semanal remunerado, sem redução salarial. A matéria está na fase de discussão em primeiro turno no plenário do Senado.

Ao reafirmar seu apoio à proposta, Marcelo Castro demonstrou confiança na aprovação e afirmou acreditar que a PEC será votada e aprovada na próxima quarta-feira, dia 14 de outubro. “Essa PEC do fim da escala 6×1 vem em boa hora”, disse. “Acredito que será votado pela imensa maioria dos senadores.”

0 Comentário