Valença do Piauí, 27 de jan, 2022

Encontro de secretários de cultura é realizado em Pimenteiras. Fotos

A Secretária de Cultura de Pimenteiras realizou nessa quinta-feira (11) um encontro regional que discutiu a implantação de politicas publicas para fomentar a cultura do Território do Vale do Sambito. O evento realizado no Centro Cultural Cineas Nogueira reuniu secretários de cultura, incentivadores culturais, artesãs, artistas, músicos, vereadores, entre outros.

O objetivo do encontro era ouvir as palestras ministradas pela supervisora estadual do Cultura Viva, Gracivalda Albano, e o coordenador estadual do Cultura Viva, Roberto Saboia, que explicaram os benefícios da Lei 13.018/14 que trata da nova regulamentação dos pontos de cultura e dos caminhos que os municípios devem percorrer para se adequar a nova legislação com o objetivo de tornar mais direto o contato entre as instituições e os incentivadores culturais.

Na região valenciana, a cidade de Pimenteiras está avançada nesse sentido, especialmente após a aprovação da Lei Municipal 515/17 aprovada na câmara por indicação do então vereador Gean Lucas, atual secretário de cultura.

A vice-prefeita Lucia Lacerda participou da abertura do evento que foi prestigiada ainda por agentes culturais de Valença, Inhuma e Lagoa do Sitio. Na oportunidade, a vice-prefeita parabenizou o secretário Gean Lucas pelo evento e pelo trabalho realizado na secretaria.

Para o secretario de cultura da cidade de Inhuma, João Paulo, Pimenteiras com o evento prestou um grande serviço à região ao mostrar seu estagio atual na implantação do plano municipal de cultura e por trazer os coordenadores estaduais ao evento.

Feliz com o sucesso, o secretário Gean Lucas afirmou que as cidades precisam se atentar a legislação como forma de abrir novos investimentos culturais. Ele agradeceu a liberdade e o apoio dado pela gestão municipal à equipe da cultura e se colocou a disposição das demais cidades quando da implantação dos projetos. Veja entrevista com o secretário Gean Lucas e com o coordenador estadual do Cultura Viva, Roberto Saboia.

 

.
0 Comentário