Valença do Piauí, 27 de set, 2021

Encontro para tratar sobre incêndios é realizado com Gestores e Autoridades em Valença do Piauí

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, um encontro com gestores e autoridades para tratar sobre incêndios de grandes proporções que tem atingido Valença e cidades vizinhas da macrorregião.

A reunião aconteceu no Fórum de Valença e foi promovida pelo delegado Dr. Maycon Braga, e contou com a presença dos Prefeitos de Novo Oriente Afonso Sobreira, de Pimenteiras Lucia Lacerda, de Valença representando o Prefeito Marcelo, o Secretário de Obras Dr. Itamar e de Aroazes representando o prefeito, o Secretário de Meio Ambiente, Oton Soares.

Estiveram presentes também o comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, o Tenente Coronel Egídio Leite, o comandante da Polícia Militar de Valença, Tenente André, o comandante da Brigada Municipal de Valença, Alexandre Nunes, além dos GPMs de Pimenteiras, representado pelo Comandante Negreiros, Lagoa do Sítio representado pelo comandante Lourival e de Novo Oriente, representado pelo Comandante Paulo Albeniz.

O intuito do encontro foi discutir medidas e estratégias em parceria com todos os municípios para combater os incêndios que vem assolando a região, além de pensar em ações de conscientização da população na prevenção para evitar o surgimento de novas queimadas.

O Delegado Maycom Braga, destaca os impactos que incêndios nessas proporções causam a população e aos animais, e que a reunião com gestores e autoridades é uma forma de buscar uma solução para o problema.

“Um problema que vem assolando nossa região, são vários relatos que chegam na delegacia de pessoas perdendo suas plantações, animais que estão morrendo por não terem como serem alimentados, e diante de todas essas dificuldades eu resolvi convidar os prefeitos da nossa região para junto com a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros, a gente consiga ter sugestões que possam então se consolidar em políticas públicas, no sentido de evitar, minorar esse mal aí nos próximos anos”, explica o Delegado.

O comandante Egídio Leite do Corpo de Bombeiros do Piauí, destaca a produtividade da reunião com os integrantes dos órgãos competentes.

 “Todos que estiveram presentes apresentaram ideias, foi uma reunião muito proveitosa porque são integrantes de órgãos que tem como contribuir para que essas queimadas venham a impactar de maneira menos intensas na vida das pessoas, todos podem contribuir”, frisou o Tenente Coronel, Egídio Leite, que ainda garantiu o envolvimento do Corpo de Bombeiro no combate dos incêndios e também nas ações futuras de prevenção.

 “Várias ideias surgiram com o envolvimento do Corpo de Bombeiro para minimizar essas ações no futuro bem próximo e ideias também para minimizar a situação que está posta hoje”, disse o Tenente Coronel.

Envolvido diretamente o Tenente André Santos, comandante da Polícia Militar de Valença, ressaltou a disponibilidade da Polícia Militar junto aos órgãos competentes e o trabalho feito de conscientização com a população.

“A Polícia Militar está disponível para auxiliar todos os órgãos, a Secretaria de Meio Ambiente, a Polícia Civil e as Brigadas de incêndios que fazem o combate, a Polícia Militar está consciente e está trazendo essa conscientização a população de que existe consequências, existe sim praticas culturais de se queimar broca para plantar, também a queima para limpeza só que essa queima ela tem que ser feita de forma controlada porque senão você pode estar ocasionando um incêndio culposo e está trazendo transtorno e até perdas, perdas da fauna, perdas para flora e perdas também materiais, lembrou o comandante André Santos.   

Acompanhe na integra as entrevista concedida ao PortalV1 do Delegado Maycom Braga, do comandante Egídio Leite do Corpo de Bombeiros do Piauí e do Tenente André Santos, comandante da Polícia Militar de Valença.

 

 

0 Comentário